Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

HOSPITAL SANTA RITA

Serviço de hemodinâmica e cardiologista intervencionista é inaugurado em Várzea Grande nesta quinta-feira

Foto: Reprodução

Serviço de hemodinâmica e cardiologista intervencionista é inaugurado em Várzea Grande nesta quinta-feira
O serviço de hemodinâmica, área de atuação para diagnóstico e tratamento de disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses, chega na cidade de Várzea Grande nesta quinta-feira (1º), pela primeira vez. A especialidade será ofertada no Hospital Santa Rita, pela empresa Cardiointerv, e no futuro também estará disponível aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os investimentos para a instalação do serviço foram de cerca de R$ 4 milhões.


Leia mais
Mato Grosso é o estado com mais casos de hanseníase no Brasil; Saúde reforça tratamento


O médico Dr. Juliano Slhessarenko, que faz parte da equipe multidisciplinar da Cardiointerv,  conta ao Olhar Direto um pouco sobre os benefícios que a hemodinâmica proporciona aos pacientes na cidade de mais de 300 mil habitantes, segundo o Censo 2022.

“A cardiologia intervencionista é uma especialidade médica focada em procedimentos minimamente invasivos para diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares. Inclui intervenções no sistema vascular, como angioplastia e stents, para tratar obstruções nas artérias coronárias. A hemodinâmica, por sua vez, refere-se ao estudo do fluxo sanguíneo no corpo. Essa especialidade é crucial, pois permite o tratamento de condições cardíacas graves sem a necessidade de cirurgia aberta, resultando em recuperações mais rápidas e menor risco para os pacientes”, diz Dr. Juliano.

“A cardiologia intervencionista desempenha um papel fundamental na abordagem de problemas como a doença arterial coronariana, melhorando a qualidade de vida e a sobrevida dos pacientes com condições cardiovasculares”, complementa.



Muitos pacientes podem ficar apreensivos com as intervenções cardiológicas, mas o médico especialista reforça que a hemodinâmica é considerada segura, quando realizada por profissionais capacitados e em ambientes apropriados.

“Os procedimentos são minimamente invasivos, o que geralmente reduz os riscos em comparação com cirurgias abertas. Além disso, as tecnologias avançadas e os protocolos de segurança contribuem para a eficácia e segurança desses procedimentos”, disse.

“É importante destacar que, como em qualquer procedimento médico, existem riscos associados. A avaliação cuidadosa do paciente, a experiência do profissional de saúde e o ambiente controlado são fundamentais para garantir a segurança. Os benefícios da cardiologia intervencionista muitas vezes superam os riscos, proporcionando opções de tratamento eficazes para diversas condições cardiovasculares”, completou.

Além disso, o médico elencou alguns cuidados necessários para a cardiologia intervencionista e hemodinâmica, envolvendo a combinação entre protocolos técnicos, medidas de segurança e habilidades clínicas. Os pontos são:

-Treinamento Especializado: Profissionais devem passar por treinamento específico na área, incluindo estágios práticos supervisionados.
 
- Conhecimento Técnico: Habilidade técnica para realizar procedimentos como angioplastia, colocação de stents, entre outros, é crucial.

- Avaliação do Paciente: Uma avaliação completa do estado de saúde do paciente, histórico médico e condições pré-existentes é essencial para determinar a viabilidade e segurança do procedimento.

- Ambiente Controlado: Procedimentos devem ser realizados em ambientes hospitalares adequados, equipados com tecnologia de ponta e seguindo rigorosos padrões de assepsia.

- Comunicação Efetiva: Comunicação clara entre a equipe médica é crucial para garantir uma resposta rápida a qualquer complicação.

Ainda segundo Slhessarenko, os profissionais que atuam na área recebem treinamento adicional e precisam estar em constante atualização do conhecimento, dada a evolução contínua das tecnologias e práticas médicas.

“A doença cardiovascular é a que mais mata no mundo e no Brasil. Um serviço intervencionista é importante para a cidade de Várzea Grande, tem que ter, e esse é um passo importante para uma cidade com mais de 300 mil habitantes. Cidades com mais de 100 mil pessoas precisam ter oferta desse serviço, porque salva vidas em um infarto agudo, quando é preciso fazer uma intervenção”, finalizou o cardiologista.

Para mais informações, os telefone disponíveis são: (65) 98163-5454  ou (65) 99629-7137.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet