Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

REAJUSTE DE 8,85%

Vereador diz que foi voto vencido na Arsec e promete ir à Justiça contra aumento da tarifa de água

Foto: Rogério Florentino

Vereador diz que foi voto vencido na Arsec e promete ir à Justiça contra aumento da tarifa de água
O vereador Rogério Varanda (MDB) afirmou que pode acionar a Justiça contra o aumento de 8,85% na conta de água dos cuiabanos. O reajuste foi aprovado na última semana pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e, segundo a Águas Cuiabá - concessionária de água e esgoto da capital - passa a valer a partir de 2 de março.


Leia também
Mãe de motorista atingido por Porsche comemora prisão de empresário: 'justiça está sendo feita'


Varanda representa a Câmara de Cuiabá no conselho da Arsec. Quando questionado sobre sua posição e seu voto nas reuniões do conselho que deliberaram pelo aumento, o parlamentar disse que foi voto vencido e afirmou que vai acionar a Justiça caso o reajuste seja aplicado aos consumidores. 

“Assim que o prefeito fizer o decreto deste aumento, nós, vereadores da Câmara Municipal, vamos mostrar para o prefeito que tem que ter respeito com esta Casa. Se tem que ter aumento, tem que passar por aqui e conversar com os vereadores. Nós mostramos para eles a qualidade ruim do serviço prestado. Então, nós vamos lutar para derrubar também esse aumento. Se for necessário, vou ao Ministério Público, vou entrar na Justiça”, disse, em entrevista à imprensa nesta semana. 

“Na primeira reunião online, eu pedi vista do processo porque o conselho tinha votado de forma unânime pelo aumento. Eu achei um absurdo porque a Águas Cuiabá não presta serviço de qualidade”, disse. “Por que ela quer aumentar? Ela quer dar um aumento maior que a inflação. ‘ah, mas está no contrato’. Não interessa se está no contrato. Tem que respeitar o poder público”, disparou. 

Com o reajuste, imóveis comuns vão pagar R$ 4,70 para cada 10 metros cúbicos consumidos. Em imóveis sociais serão cobrados R$ 2,36 para a mesma metragem.

Ainda em 2024, a Câmara derrubou o decreto que havia aumentado a taxa do lixo em mais de 200%. Neste caso, a lei que criou a nova tributação já estabelecia que reajuste só poderia ser feito com anuência do Legislativo cuiabano.

O vereador foi perguntado da possibilidade da Câmara derrubar o reajuste a exemplo do que foi feito com a taxa de lixo. Ele afirmou que seria uma forma de mostrar compromisso dos vereadores com a população e criticou a Águas Cuiabá. 

“Os vereadores não tem compromisso com o prefeito e muito menos com a Águas Cuiabá. Temos que respeitar o dinheiro da população que trabalha todos os dias. Eles tiveram um aumento de 4,6% no salário deles e Águas Cuiabá  quer quase 9% de aumento. Isso nós não vamos aceitar”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet