Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

calculando a rota

Botelho diz que parlamento tem monitorado quebra da safra, mas não acredita em impacto 'tão grande'

10 Fev 2024 - 16:10

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino

Botelho diz que parlamento tem monitorado quebra da safra, mas não acredita em impacto 'tão grande'
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) participou na segunda-feira (5) da abertura do Ano Legislativo de 2024 da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em seu discurso, o chefe do Executivo chamou a atenção dos deputados e demais presentes para a redução da arrecadação e empenho para garantir investimentos em meio à quebra de safra que, segundo ele, deve ter um impacto significativo na economia do Estado.  


Leia também
Em mensagem aos deputados, Mauro cita redução da arrecadação e empenho para garantir investimentos


Presidente da Casa de Leis, o deputado Eduardo Botelho (UNIÃO) foi questionado se há alguma preocupação do parlamento nesse sentido. Ele afirmou ter uma uma apreensão com relação à queda da produção de grãos, mas disse crer que “não vai ser tão grande”. 

“Nós temos que acompanhar, porque nós temos essa preocupação em relação à queda de safra. Eu acredito que não vai ser tão grande, mas vai ter um certo impacto. Nós precisamos acompanhar isso e ter certa cautela para não nos perdermos e o Estado voltar à situação de gastar mais do que arrecada”, disse. 

Segundo a Aprosoja, a safra de soja de 2023/2024 em Mato Grosso deve registrar quebra entre 20% a 30% - 9,5 milhões de toneladas a menos em relação à safra de 2022/2023. A produção estimada para o Estado, diz a associação, é de 35,7 milhões de toneladas.

Na semana passada, a associação enviou um ofício à Secretaria de Política Agrícola do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentando propostas para ajudar o produtor mato-grossense a superar os efeitos do clima adverso na safra 2023/24.

A associação sugeriu ao secretário de Política Agrícola, Neri Geller, a destinação de R$ 500 milhões do Tesouro para suportar o alongamento das dívidas dos produtores de Mato Grosso, conforme prevê o Manual de Crédito Rural (MCR).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet