Olhar Direto

Sábado, 13 de julho de 2024

Notícias | Política MT

DEPUTADO ESTADUAL

Botelho cita construção de ferrovias e diz que MT tem buscado ser um estado além do agro

11 Fev 2024 - 14:15

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Angelo Varela-ALMT

Botelho cita construção de ferrovias e diz que MT tem buscado ser um estado além do agro
A economia de Mato Grosso é baseada no agronegócio. O estado lidera, por exemplo, as produções de soja, algodão, milho e tem o maior rebanho bovino do país. Para se ter ideia, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 6,7% no segundo trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, superando a média nacional, que avançou 3,4%.


Leia também
Estado adota contingenciamento de até 30% com receio do impacto da queda da safra


Ainda nesse período, o setor que apresentou maior crescimento foi a agropecuária, com 18,9%, devido ao aumento da produção na agricultura, em especial no cultivo da soja, algodão e do milho. Também teve destaque a pecuária, em especial na criação de bovinos, suínos e aves. 

No entanto, os números, ao menos na produção, não se desenham animadores para este ano. Segundo estimativas da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), a safra de soja de 2023/24 deve ter uma quebra de 21%. O prejuízo deve ser estendido a outras culturas, como o milho. 

Nesta semana, o governo anunciou que adotará um contingenciamento de até 30% com receio do impacto da queda da safra. Na semana de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, o governador Mauro Mendes fez um discurso com citações à redução da arrecadação e empenho para garantir investimentos em meio às dificuldades que se apresentam para 2024.

O deputado e presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (UNIÃO), afirmou que a Casa vem monitorando a situação. Em uma entrevista coletiva à imprensa nesta semana, o parlamentar foi questionado de que forma o Estado tem trabalhado na diversificação de sua economia para não ser dependente do agronegócio. Ele citou a construção de ferrovias e afirmou que  há trabalhos nesse sentido. 

“Nós estamos trabalhando. O futuro é a agroindústria e a chegada das ferrovias. Nós estamos trabalhando para isso. Nós temos a possibilidade de ter três ferrovias, de ter um dos melhores sistemas viários do país e aí nós temos tudo para fazer esse Estado também ser um estado além da agro, além da produção de commodities, mas também ser um estado industrial, com geração e criação de agroindústrias aqui no Estado”, disse. 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet