Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

CARNAVAL E ALTA DE COVID

'Secretaria fornece dados, mas decisão final pela realização da festa é dos gestores', diz Gilberto Figueiredo

07 Fev 2024 - 07:00

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino

'Secretaria fornece dados, mas decisão final pela realização da festa é dos gestores', diz Gilberto Figueiredo
A realização do carnaval nas cidades de Mato Grosso, em meio à explosão de casos de Covid-19, tem gerado um debate entre aqueles que defendem a manutenção da festa e os que são contrários. Como mostrou o Olhar Direto, o número de casos no estado aumentou em mais de 400% de dezembro para janeiro.


Leia também
Buscando musculatura em MT, presidente nacional do PSDB reforça convite a Botelho


No último mês de 2023, foram confirmados 1.202 casos da doença, mas em janeiro, do dia 1º até 31, o número de notificações chegou a 5.213, segundo dados do Painel Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O aumento de casos ocorre às vésperas das festividades de carnaval. 

Nesta terça-feira (6), o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi questionado se há possibilidade da pasta emitir recomendações aos municípios para o cancelamento do Carnaval. Ele respondeu que essa determinação não cabe à pasta que ele chefia, mas sim aos gestores municipais. “A secretaria de Estado não se envolve na autoridade municipal”, disse. 

“Desde o início da pandemia tem sido uma decisão do nosso governo que cada gestor adote medidas dentro do seu território, que é autoridade local. Então não é a secretaria que vai determinar um prefeito se ele deve ou não fazer festa. Os nossos boletins têm as orientações para a população e para os gestores adotarem as medidas necessárias”, explicou Figueiredo. 

Recentemente, ao menos 7 municípios do estado voltaram a recomendar o uso de máscaras como forma de prevenir o contágio pela doença. A procura por testes também tem aumentado, assim como o número de internações em decorrência da doença. 

Ainda nesta terça-feira, o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat) apontou um aumento de 300% nos casos diagnosticados somente em um hospital particular de Cuiabá.

A Prefeitura de Cuiabá disse que iniciou uma força-tarefa para conter o avanço de casos de Covid-19 no município. Entre as ações, afirmou que adotou um plano de ação que inclui a disponibilização de 18 leitos de enfermaria de retaguarda à rede de atendimento das UPAs e policlínica, 10 leitos de UTI adulto. Também formalizou a compra emergencial de 50 mil testes rápidos de Covid-19 para atender as unidades de saúde. 

O carnaval na capital está mantido. A programação prevê festividades em vários pontos da cidade. A folia, segundo os organizadores, tem previsão para começar nesta quinta-feira (8) e acabar na próxima terça (13). 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet