Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

ENFRENTANDO 14 DOENÇAS

Mato Grosso tem sete municípios considerados prioritários no Programa Brasil Saudável

Foto: Reprodução

Mato Grosso tem sete municípios considerados prioritários no Programa Brasil Saudável
O Brasil Saudável, programa governamental pioneiro, tem como objetivo enfrentar 14 doenças e infecções que impactam de forma severa as populações em situação de vulnerabilidade social. Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, o programa estabelece um marco internacional alinhado com metas globais da ONU e da OMS.


Leia também
Conselheiro diz que atendimentos no São Benedito estão pela metade por falta de pagamento e de equipe


Em Mato Grosso, sete cidades - Colniza, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá - foram identificadas como prioritárias devido à alta carga de múltiplas doenças socialmente determinadas.

Esses municípios enfrentam desafios significativos relacionados à saúde pública, evidenciando a necessidade de intervenções específicas. Entre 2017 e 2021, mais de 59 mil pessoas no Brasil faleceram devido a essas doenças determinadas socialmente, destacando a urgência em implementar medidas eficazes.

O programa Brasil Saudável visa não apenas garantir o acesso ao tratamento, mas também reduzir custos e melhorar os resultados na rede de saúde para as comunidades afetadas.

O Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS) identificou essas cidades como fundamentais para a pauta da eliminação das doenças. Isso reforça o compromisso do governo brasileiro em enfrentar problemas de saúde perpetuados pela pobreza e desigualdades sociais, como preconizado desde a instituição do CIEDDS em abril de 2023.

A coordenação entre o Ministério da Saúde e outros 13 ministérios do governo federal visa a atuação articulada em diversas frentes, incluindo ampliação dos direitos humanos, proteção social, qualificação de profissionais de saúde e infraestrutura básica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet