Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Educação

MAPLE BEAR

Escola bilíngue com metodologia canadense é inaugurada no Jardim Itália para crianças de até 6 anos

Foto: Olhar Direto

Escola bilíngue com metodologia canadense é inaugurada no Jardim Itália para crianças de até 6 anos
A rede de escolas bilíngues canadense, Maple Bear, abriu uma nova unidade no bairro Jardim Itália, em Cuiabá, na última segunda-feira (5). Com um ensino integrado à dinâmica global, metodologia canadense e currículo local, a escola também conta com uma infraestrutura pensado em todos os alunos pequenos, de 1 a 6 anos de idade, e professores qualificados, treinados por educadores vindos do Canadá.


Leia mais
Univag oferta curso de conversação em inglês; confira como se inscrever


A Maple Bear é líder mundial em educação bilíngue, oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de alta qualidade, e fundamentada nas melhores práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do mundo. São 550 unidades em todo o mundo, presente em 35 países.

O Olhar Direto esteve na inauguração da unidade e acompanhou de perto a animação dos pais e pequenos com a estrutura da escola, e, principalmente, o ensino bilíngue.

O sócio diretor, Fawez Holanda, explicou que o Canadá sempre fica em primeiro lugar nos exames internacionais que medem o resultado acadêmico dos alunos, provando assim, a importância da aliança da metodologia canadense com a experiência local, brasileira.

“Baseado no modelo bem-sucedido canadense, surge a Maple Bear em linha com a legislação brasileira. E o grande diferencial da Maple Bear é a metodologia de ensino. Os alunos de fato têm um bilinguismo por imersão. A gente fala que é um bilinguismo de verdade, onde não é que eles aprendem inglês, eles aprendem em inglês”, conta Holanda.


“Então as disciplinas, por exemplo, de matemática, de ciências e a língua inglesa, obviamente, são todas na língua inglesa. Então, por exemplo, quando ele começa na creche, ele é imerso num ambiente de língua inglesa, aula somente em inglês, e a partir da pré-escola, é dividido 50% do tempo em língua portuguesa e 50% do tempo em língua inglesa”, completa.

Outro passo importante para além da imersão, é a preconização do aluno como protagonista do processo de aprendizagem, seguindo o modelo canadense. Como explica Fawez, o aluno consegue colaborar com os colegas, investigar e buscar entender o porquê daquilo que está sendo aprendido.

“Ele não só recebe aquele conhecimento, ele investiga, cria uma hipótese e chega à conclusão daquilo que ele está aprendendo”, afirmou o sócio-diretor.

Fawes é proprietário de três escolas Maple Bear, sendo duas em Rondônia, seu estado natal, e agora aterrissou em Cuiabá para ampliar o sucesso da metodologia canadense.

“Hoje a gente tem unidades em Porto Velho, em Ji-paraná, que são premiadas pela Rede Maple Bear, e agora chegamos aqui em Cuiabá, no bairro Jardim Itália. A gente já tem alunos que se formaram no ensino médio, hoje estão em universidades referência no Brasil e no mundo, como USP, Unicamp, Universidade de Chicago, Universidade da Flórida. E estão super bem, e não só preparados academicamente, mas preparados para a vida. Esse é uma grande diferencial da Maple Bear, preparar os alunos para a vida e prepara-los também para os desafios acadêmicos que eles desejarem”, disse Holanda.

Inicialmente, a Maple Bear unidade Jardim Itália irá oferecer turmas até o 1º ano, sendo elas: Bear Care, Toddler, Nursery, Junior Kindergaten, Senior Kindergaten e Year 1. Em breve, ampliará as turmas para Ensino Fundamental, e logo mais, Ensino Médio também.

Cada turma tem número reduzido de alunos, sempre com o acompanhamento de dois profissionais, podendo aumentar o número, a depender da quantidade de crianças.

“A gente trabalha com um número reduzido de alunos por turma, então isso vai depender de qual série a gente está falando. Então quanto menores os alunos, menor o número de alunos por turma. A gente sempre trabalha com pelo menos duas professoras por turma, e se necessário, a gente coloca mais profissionais para dar suporte. As turmas, por exemplo, do Bear Care, a gente tem pelo menos duas professoras e mais uma Nanny dando suporte no dia a dia”, explicou o diretor.
 

Fawez Holanda

Os professores passam por treinamentos antes do ano letivo, e durante essa fase inaugural, contam com o acompanhamento integral da educadora canadense, Angelie Barkey, referência de Toronto. Em outros momentos, outros canadenses também chegam nas escolas para capacitar os profissionais e assim entregar o melhor da metodologia.

Após a inauguração da unidade, a instituição promoveu um "Open House", com os professores e equipe pedagógica, para a conversa inicial sobre como será o ano letivo e o que esperar da metodologia aplicada nas aulas. As boas vindas aconteceram na terça-feira (6), enquanto as aulas tiveram início nesta quarta-feira (7), para todas as turmas.

No entanto, quem ainda possui interesse em conhecer a unidade, pode entrar em contato com a Maple Bear, no telefone (65) 99201-7065. A escola fica no endereço: avenida Roma, nº 655, bairro Jardim Itália.

Importância da escola bilíngue

A fase da primeira infância, até os seis anos de idade, é conhecida como uma das mais importantes no desenvolvimento do ser humana. Nessa fase, as crianças são como "esponjinhas" e absorvem tudo, por isso o estímulo dado desde pequeno sugere um benefício a longo prazo, e o ensino bilíngue entra nessa história.

“Nessa fase, as crianças aprendem a raciocinar criticamente, a pensar analiticamente com muito mais qualidade quando são expostos à educação bilíngue, a esse tipo de metodologia investigativa. Então, quanto antes, mais estímulo para a criança é melhor ela pode se desenvolver. E tudo isso tem uma proposta educacional, tem um cuidado socioemocional. A gente acolhe muito, em um ambiente muito seguro para que os pais se sintam confortáveis e principalmente as crianças possam se desenvolver na jornada educacional”, explicou Fawes.

Como pai de três estudantes Maple Bear, ele afirma que se impressiona com o desenvolvimento dos filhos nos dois idiomas, inglês e português.

“Eles aprendem de uma forma muito natural porque embora eles estejam imersos no ambiente de língua inglesa na escola, a partir do momento que eles saem, eles são imersos na língua materna. E a aquisição da língua materna é super natural e super tranquila. Então eles se tornam bilíngues com uma naturalidade muito grande”, afirmou.

O ensino bilíngue também motivou Anderson Francisco de Lima a procurar a Maple Bear para matricular a filha, Liz, de 3 anos e 8 meses, que inicia a vida escolar neste ano.

“O principal objetivo é poder proporcionar para ela um ensino de qualidade, um ensino mais integrativo, aonde além da gente associar também a educação à questão social, adaptação, o desenvolvimento social dela acaba sendo importante para a gente também. E devido aos requisitos que a gente vem acompanhando, com relação a Maple Bear, é uma escola que está em 35 países se não me engano, 550 escolas no Brasil, a gente os escolheu. E com todo o ensino bilíngue foi o principal motivo também. A partir do momento que fizemos a matrícula, ela começou a se interessar pela língua inglesa, e no português já segue na fase de alfabetização”, conta Anderson.

Supervisão canadense

Angelie Barkey 
 
A educadora Angelie Barkey é a primeira canadense a acompanhar a equipe pedagógica da Maple Bear Jardim Itália neste início. Uma prática comum nas escolas da rede, trazer um treinador para cada unidade. Ela ficará em Cuiabá por um período de cinco semanas, sendo que na primeira ensinou a metodologia canadense.

“Eu venho para ajudar na implementação do programa dentro da escola. Meu papel é estar aqui e trabalhar com os professores durante algumas semanas, em um intensivo da metodologia canadense. Ensinamos sobre prática, técnicas de educar, avaliações e os fundamentos do nosso trabalho”, disse Angelie ao Olhar Direto.

“A Maple Bear também é sobre ensinar os principais domínios da criança, 'ensinar a criança inteira', então, é a parte cognitiva, a social, emocional e a física. Nós educadores do Canadá visitamos as unidades pelo mundo todo. Somos experientes, altamente qualificados e representamos a marca, construindo o relacionamento com professores e diretores”, complementou.

A educadora assistirá às aulas durante as primeiras semanas para aperfeiçoar o trabalho dos professores da unidade. Com a metodologia Canadian Bear, as crianças aprendem por meio da brincadeira durante a primeira infância.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet