Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PARADIGMA INCÔMODO

Com Botelho ou Fábio, Mauro tenta quebrar ciclo de 24 anos em que governador não elege prefeito da capital

Foto: Reprodução/Instagram

Com Botelho ou Fábio, Mauro tenta quebrar ciclo de 24 anos em que governador não elege prefeito da capital
Ao focar no projeto de lançar um nome para a disputa pela Prefeitura de Cuiabá, o governador Mauro Mendes (União) tenta quebrar um paradigma que se mantém por 24 anos: de que nenhum chefe do Executivo estadual consegue eleger seu candidato a prefeito da capital.


Leia também
Carnaval e explosão da Covid: podcast debate se há motivo para pânico


Presidente regional do União Brasil, Mauro quebra a cabeça nas últimas semanas para tomar a melhor decisão interna, diante da indecisão entre o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho, e o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.

Apesar do compromisso já firmado com Fábio após as eleições de 2022, Mauro se viu numa ‘sinuca de bico’ ao ver Botelho liderando as pesquisas de intenção de voto e conquistando apoios de peso.

Independente da escolha, Mauro pretende lançar uma candidatura competitiva e reforçar sua imagem conquistando o comando da capital, 12 anos após ser eleito prefeito.

Em 1985, Júlio Campos (União) comandava o Palácio Paiaguás e apoiou Gabriel Novis Neves, que acabou derrotado. Na eleição de 1988, o então governador Carlos Bezerra (MDB) lançou José Meirelles. Quatro anos depois, em 1992, Jayme Campos (União) foi derrotado com Murilo Domingos.

Nos pleitos de 1996 e 2000, Dante de Oliveira (já falecido), conseguiu eleger Roberto França. Já nas eleições de 2004 e 2008, Blairo Maggi viu seus projetos naufragarem com a não eleição de Sérgio Ricardo e Mauro Mendes, respectivamente.

Silval Barbosa estava governador e foi o principal cabo eleitoral de Lúdio Cabral (PT). Na eleição seguinte, em 2016, o então governador Pedro Taques se viu sem saída com o recuo de Mauro – que desistiu da reeleição – e lançou o deputado estadual Wilson Santos (PSD), derrotado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), reeleito em 2020, quando Mauro apoio Roberto França no primeiro turno e Abílio Júnior (PL) no segundo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet