Olhar Direto

Sábado, 02 de março de 2024

Notícias | Cidades

ESTADO DE CALAMIDADE

Após enchentes, famílias continuam desabrigadas em Cáceres e donativos devem chegar à cidade

Foto: Reprodução

Após enchentes, famílias continuam desabrigadas em Cáceres e donativos devem chegar à cidade
A secretária de Assistência Social de Cáceres, Fabiola Campos, afirmou que oito famílias continuam desabrigadas por conta das chuvas que atingiram a cidade no último final de semana. Elas estão divididas em uma pastoral e em uma igreja. Ela diz que a previsão é que essas pessoas retornem às suas casas nesta quarta-feira (13). No sábado (10), dia da enchente, o número de desabrigados ficou entre 35 e 40.

Leia também
Vereadores acreditam que Emanuel possa reverter situação na Câmara e derrubar parecer do TCE


"Nós tivemos cerca de sete mil pessoas desalojadas no sábado. No outro dia, a água escoou e as pessoas voltaram para suas casas e deram início à limpeza. Na primeira noite, foram 30 pessoas desabrigadas, depois 14 e agora caiu para oito. Creio que elas voltem para casa nesta quarta", disse em entrevista ao Olhar Direto.

Ela afirmou que a cidade tem recebido doações do Estado, como cobertores, filtros e água. Segundo Campos, o auxílio nesse primeiro tempo tem sido limitado devido ao feriado de Carnaval, já que os órgãos públicos estão de recesso pela festa. "Amanhã é feriado e, portanto, é muito difícil realizar compras com órgãos e estabelecimentos parados. A dificuldade de aquisição é grande no município".

No momento, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão monitorando a cidade e prestando auxílio à população. Mais donativos devem chegar nesta quarta-feira, vindos da Assembleia Legislativa. 

A Escola Técnica tem sido o ponto de recebimento e distribuição das doações. Nesse primeiro momento, a principal necessidade é de materiais de limpeza, colchões, cobertores e alimentos. Campos diz que a população tem sido solidária, montando uma espécie de força-tarefa para ajudar uns aos outros.

"Todas as instituições, clubes de serviços, exército e a própria comunidade estão ajudando a separar itens, montar kits e distribuir à população de Cáceres. Além disso, estamos fazendo levantamento de pessoas que precisam de ajuda para direcionar as doações”. 

A prefeitura da cidade decretou situação de emergência e calamidade pública. Mais de 20 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no município. No entanto, a Energisa informa que a energia na cidade de Cáceres foi totalmente normalizada no domingo. 
 
“No sábado, desde o início das chuvas, as equipes trabalharam prontamente e em força-tarefa. 90% dos clientes tiveram a energia normalizada ainda durante as fortes chuvas”, disse a concessionária em nota. 

No domingo (11), a concessionária seguiu trabalhando em contato permanente com a prefeitura, Corpo de Bombeiros e órgãos públicos com o foco de atender as regiões alagadas ou com passagem comprometida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet