Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

ENCHENTE EM CÁCERES

Situação de emergência: duas mil famílias se cadastram para receber auxílio após alagamento de bairros

Foto: Assessoria

Situação de emergência: duas mil famílias se cadastram para receber auxílio após alagamento de bairros
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), afirmou que aproximadamente duas mil famílias se cadastraram para receber auxílio após serem impactadas pelos alagamentos ocorridos no último fim de semana no município. Dessas famílias, 400 perderam tudo, como móveis, eletrodomésticos, roupas e até documentos.  


Leia também
Relatório aponta vulnerabilidade de Cáceres a condições climáticas extremas e recomenda ações preventivas


A chefe do Executivo afirmou que a equipe de assistência social vem preparando um relatório para entender o que precisa ser reposto e como auxiliar as famílias prejudicadas. Nesta quarta-feira (14), equipes da prefeitura e da Defesa Civil fizeram uma nova vistoria para avaliar os danos nos bairros afetados pelos alagamentos e traçar estratégias de serviço.  

A prefeitura informou que mais de 200 milímetros de chuva caíram em apenas três horas no sábado passado (10), resultando no transbordamento dos córregos Sangradouro e Renato, e com isso afetando cerca de 7 mil pessoas em diferentes bairros da cidade.

Ao todo, 17 bairros foram afetados pelas enchentes. No entanto, a prefeitura diz que sete deles foram particularmente os mais afetados pela enchente: Cavalhada ( I, II e III), Maracanãzinho, Vila Nova, Betel, Cohab Velha, Santa Cruz e Espírito Santo.

Um estudo feito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) indicou que, dada a quantidade excepcional de chuvas, nenhum sistema de drenagem seria capaz de suportar o volume. Um relatório elaborado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cáceres e divulgado também nesta quarta mostra que o município de Cáceres está suscetível a “condições climáticas extremas e recomenda ações preventivas às autoridades estaduais e federais”. 

“Cabe ressaltar que o município de Cáceres, apresenta situações climáticas (vendaval e enchentes), que por sua vez é favorável ao acontecimento de Alagamento, onde o município já se encontrou em período de Decretação de Situação de Emergência, causado por vendaval e enchentes, que trouxe grandes prejuízos e danos ao município e seus moradores”, disse. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet