Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Política MT

'mudanças climáticas'

Wilson diz que se chovesse a mesma quantidade de Cáceres em Nova York, também haveria alagamento

17 Fev 2024 - 10:55

Da Redação - Mayara Campos / Do Local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Wilson diz que se chovesse a mesma quantidade de Cáceres em Nova York, também haveria alagamento
Após visita a Cáceres, o deputado Wilson Santos (PSD) também participou de reunião com o ministro de Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para articular recursos federais para o município, atingido por enchentes no último final de semana. Ainda com apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (União), e do 1º Secretário, Max Russi (PSB), uma ajuda emergencial de R$ 300 mil será enviada à cidade.


Leia mais
Situação de emergência: duas mil famílias se cadastram para receber auxílio após alagamento de bairros

“Fizemos uma visita in loco para que a Assembleia possa tomar pé da situação. Estivemos com a prefeita, com vereadores, visitamos bairros, falamos com a imprensa, falamos com o vice-ministro da agricultura, Irajá Lacerda, que estava lá também. A Pasta de assistência social do Estado chegando com cestas básicas, mas vai levar um tempo para que essas famílias recuperem o que tem”, pontuou Santos.

Segundo o deputado, a prefeita Eliane Liberato (PSB) está com uma grande expectativa de receber socorro imediato dos governos, principalmente, recursos para dotar os bairros que foram alagados, dando a infraestrutura necessária para que o episódio não volte a acontecer.

No entanto, o deputado reforçou que a tragédia é resultado das mudanças climáticas, principalmente, atuação do fenômeno El Niño.

“Choveu 218 milímetros em cinco horas. Se chover isso em Nova York, alaga também. Não tinha como prevenir, é uma tromba d’água, El Niño, mudanças climáticas que tem feito isso. Você está num período chuvoso com menos chuvas, porém quando ela vem, vem uma tromba d'água que não tem estrutura de galerias pluviais, de rede de saneamento que suportam. Então durante algumas horas haverá alagamento”.

“Daqui para frente a tendência é que isso aconteça. O fenômeno El Niño se estenderá até o mês de outubro, está perdendo forças, mas ele ainda causa alguns transtornos, como aconteceu em Cáceres”, completou Wilson Santos.

Apesar da tragédia ter deixado mais de sete mil pessoas desalojadas no final de semana, Wilson afirmou que ninguém está mais fora de casa. As residências foram destruídas, no entanto, os moradores retornaram assim mesmo, e tentam recuperar aos poucos.

“Houve um socorro imediato e principalmente muita solidariedade da população cacerense que já no sábado à noite quando começaram as chuvas, na madrugada de domingo começaram já aparecer as primeiras doações de alimentos, de material limpeza, de colchonetes. A população de Cáceres deu uma demonstração fantástica de solidariedade. Agora ficou muito estrago, muitas perdas. As regiões alagadas precisam de infraestrutura, de galerias pluviais, há necessidade de 5.000 unidades habitacionais em Cáceres”, disse o deputado.

Wilson também espera que Cáceres tenha maios visibilidade após este episódio, para poder receber recursos federais e estaduais para a construção de unidades habitacionais no âmbito dos programas ‘Minha Casa, Minha Vida’ e ‘Ser Família Habitação’.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet