Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

VEJA COMO PARTICIPAR

Programa de proteção e promoção da saúde e dignidade menstrual chega a Mato Grosso

Foto: Reprodução

Programa de proteção e promoção da saúde e dignidade menstrual chega a Mato Grosso
Desde o último mês de janeiro, uma iniciativa do governo federal vem beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o país. Trata-se do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, que tem como objetivo fornecer absorventes gratuitos para quem mais precisa. Em Mato Grosso, a ação está em pleno funcionamento, contando com 507 estabelecimentos habilitados para distribuição em 116 cidades.


Leia também
Operação apreende 70 mil dólares com alvo na fronteira com a Bolívia


O acesso aos absorventes é facilitado através da Farmácia Popular, onde é necessário seguir um procedimento simples. A cartilha "Programa Dignidade Menstrual - um ciclo de respeito", disponível no portal do Ministério da Saúde, fornece informações detalhadas sobre como participar, os pré-requisitos necessários e onde retirar os produtos.

Quem pode participar do programa? Estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua ou extrema vulnerabilidade e a população recolhida em unidades prisionais. Para garantir o acesso, é essencial ter entre 10 e 49 anos e estar inscrito no Cadastro Único do governo federal.

Para retirar os absorventes, é necessário apresentar a autorização gerada pelo aplicativo Meu SUS Digital, juntamente com documento de identidade com foto e CPF.

No caso de dificuldades de acesso ao programa, diversas opções de apoio estão disponíveis. Unidades Básicas de Saúde, o Disque Saúde 136, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS e CREAS), escolas da rede pública, Centros POP, centros de acolhimento e outros estabelecimentos públicos são recursos que podem ser utilizados para obter orientação e assistência.

Além da distribuição de absorventes, o programa também inclui estratégias de conscientização e qualificação técnica de agentes públicos, abordando temas como menarca, prevenção de infecções e combate aos estigmas relacionados à menstruação.

Com essa iniciativa, o governo federal busca promover a saúde e a dignidade menstrual, garantindo acesso a um item essencial de higiene para aqueles que mais precisam.

Confira o número de farmácias credenciadas por município
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet