Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Cidades

AUMENTO ACIMA DE 100%

Casos de dengue ultrapassam 5 mil notificações em Mato Grosso e duas mortes

Foto: Reprodução

Casos de dengue ultrapassam 5 mil notificações em Mato Grosso e duas mortes
Mato Grosso ultrapassou o número de 5 mil casos de dengue, conforme dados do Ministério da Saúde, até a data de sexta-feira (23). São mais de quatro mil notificações de casos apenas neste mês de fevereiro. Segundo os dados do Ministério da Saúde, já são 5.680 pacientes notificados, sendo que foram confirmadas 4.182 pessoas com a doença.


Leia mais
Casos de dengue e chikunguya crescem em Mato Grosso; saiba diferenciar cada uma das doenças


Também foram contabilizados dois óbitos confirmados, enquanto mais dois são investigados. O coeficiente de incidência para a doença no estado é de 155,2 casos para cada 100 mil habitantes.  

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, de janeiro a 2 de fevereiro de 2024, foram notificados 2.689 casos de dengue, sendo 1.496 confirmados e um óbito. Os números cresceram mais de 111% desde então.

A dengue é transmitida pelo mosquito vetor Aedes Aegypti, que também carrega outras doenças, como zika e chikunguya. O período de chuvas aumenta a proliferação do inseto, pois a fêmea deposita os ovos em água parada. São várias campanhas de conscientização para a população evitar o aparecimento de novos mosquitos, prevenindo a proliferação da doença.

A zika é uma doença com poucos registros no Brasil atualmente, sendo que apenas seis casos suspeitos são investigados em Mato Grosso, representando uma taxa de incidência de 0,2.

Já a chikunguya também preocupa os gestores, principalmente em Tangará da Serra, que decretou situação de emergência após um surto da doença junto com a dengue neste mês de fevereiro. Já são 1.407 casos possíveis em Mato Grosso, sendo que 1.283 foram confirmados e o coeficiente de incidência é de 38,5 para cada 100 mil habitantes.

Enfrentamento

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) elaborou um Plano de Contingência para enfrentamento das arboviroses zika, dengue e chikungunya. O documento contém as ações estratégicas a serem adotadas pelo Estado e municípios com o objetivo de fortalecer a prevenção e controle das doenças em Mato Grosso.

De acordo com o plano, a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES irá monitorar os indicadores epidemiológicos, entomológicos e operacionais; o aumento na procura por unidades de saúde por pacientes com suspeita de dengue, chikungunya ou zika ou aumento no número de internações; a execução das ações do Plano de Contingência Estadual no âmbito regional e também fará a avaliação das ações propostas nos planos de contingência regionais.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet