Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

VEJA O RITO

Corregedoria do Corpo de Bombeiros escolhe coronel para presidir inquérito que investiga morte de aluno

Corregedoria do Corpo de Bombeiros escolhe coronel para presidir inquérito que investiga morte de aluno
A Corregedoria-Geral do Corpo de Bombeiros confirmou que o coronel Dércio Santos da Silva será o encarregado do inquérito policial militar (IPM), que investiga a morte do aluno soldado da corporação, Lucas Veloso Peres, 27 anos. O militar morreu por conta de um afogamento durante um treinamento realizado por instrutores da corporação, na terça-feira (27).


Leia também
Laudo aponta que aluno soldado morreu por afogamento durante curso do Corpo de Bombeiros

 Depois de receber os autos, o oficial confeccionará e enviará um ofício solicitando informações sobre a dinâmica dos fatos objeto de investigação.
 
Enquanto aguarda a resposta do ofício, o encarregado notificará duas testemunhas do fato, para serem ouvidas. Antes de realizar as oitivas, o encarregado deverá realizar diligências, como por exemplo solicitar imagens das câmeras de segurança e o mapa de viaturas do dia em que ocorreu o delito, além de outras ações.
 
Na sequência, o coronel fará a nomeação de um escrivão. Na sequência, será feito um despacho ordinatório ao agente escolhido para determinações a serem cumpridas. Logo depois, o oficial investigado será ouvido e na sequência as testemunhas.
 
Caso ache necessário, o coronel Dércio poderá realizar acareações, solicitar exames (corpo delito, perícias, grafotécnico), avaliação e identificação da coisa objeto do delito.
 
O oficial terá 40 dias para concluir a investigação, pois, trata-se de investigado solto, que podem ser prorrogados por mais 20 dias.
 
Caso ele pleiteie pela prorrogação, terá que solicitar antes do vencimento, a qual, via de regra, costuma ser concedida pelo magistrado, ouvido o Ministério Público (MPE). Contam-se os dias para a conclusão do inquérito a partir de sua instauração.
 
A morte
 
Segundo as informações apuradas, veloso estava realizando um procedimento de resgate. Ele já havia feito alguns treinamentos na lagoa.
 
Durante a aula, realizada na manhã de terça-feira, o aluno pegou um "flutuador" e foi questionado se tinha condições de finalizar a atividade.
 
Em certo momento, Veloso acabou afundando na água e foi resgatado. Foi apontado que pouco antes de se afogar, o jovem teria reclamado que sentia falta de ar. O militar foi levado para uma unidade médica e diversas manobras de reanimação foram realizadas, porém sem sucesso.
 
Alunos do curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros discutiram a morte de Lucas em um grupo do Whatsapp e um deles sugeriu que a vítima levou um "caldo", quando a cabeça é afundada na água para testar resistência. Outros alunos chegaram a afirmar que viram parte da ação, mas só irão falar sobre o caso na Justiça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet