Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DISPUTA PELA PREFEITURA

Lúdio diz que Stopa no comando da prefeitura de Cuiabá se fortalece como pré-candidato

Foto: Reprodução

Lúdio diz que Stopa no comando da prefeitura de Cuiabá se fortalece como pré-candidato
O deputado estadual Lúdio Cabral, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura de Cuiabá, afirmou nesta quarta-feira (6) que o prefeito em exercício, José Roberto Stopa, do Partido Verde (PV), se fortalecido dentro da Federação Brasil da Esperança na briga para definir quem vai ser o candidato do bloco na corrida pelo Palácio Alencastro. 


Leia também
Assembleia discute projeto para que aulas de novos bombeiros sejam monitoradas por vídeo


O motivo, diz, é o mandato temporário de 6 meses que Stopa terá à frente da administração municipal após o afastamento de Emanuel Pinheiro (MDB) da chefia do Executivo, por suspeita de comandar uma organização criminosa na saúde municipal.  

A Federação tem na sua composição o PT, PV e PCdoB. Pela legislação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos, obrigatoriamente, devem entrar em consenso e indicar um único nome para concorrer às eleições. Stopa já afirmou que não abre mão de sua candidatura. 

Na avaliação do deputado, o agora prefeito tem credenciais legítimas para se colocar na disputa e sai fortalecido dentro da federação. 

"O Stopa tem uma pré-candidatura legítima e tem o nosso respeito. Temos dialogado desde dezembro, quando o PT aprovou o meu nome como pré-candidato para buscar unidade na Federação, construir chapa de vereadores e no momento certo definir um nome que irá disputar a prefeitura. Agora, é importante destacar que, ele assumindo a prefeitura, se fortalece porque ele no exercício do mandato tem condições de enfrentar os problemas da cidade. E nós vamos manter, lógico, o processo de diálogo necessário que precisa ser feito na Federação", disse o parlamentar em entrevista nesta quarta (6). 

Em dezembro, o PT elegeu Lúdio Cabral como o pré-candidato da sigla em Cuiabá. Ele, entretanto, concorreu sozinho, já que às vésperas da votação a ex-deputada federal Rosa Neide retirou seu grupo do páreo e deixou o caminho livre para Cabral emplacar seu nome, já que ele era o único na disputa. 

O presidente estadual do partido, o deputado Valdir Barranco, porém, afirma que a palavra final sobre as candidaturas cabe ao diretório nacional da sigla e que isso é estabelecido já na resolução do partido. Segundo ele, o documento versa que nos municípios com mais de 100 mil eleitores onde não houver consenso e nenhum dos dois candidatos tiver dois terços do colegiado, a decisão final ficará a cargo do diretório nacional. 

Lúdio, quando questionado se Stopa teria forças para emplacar a aprovação das contas de Pinheiro na Câmara, preferiu não entrar em detalhes a respeito do tema. No entanto, ponderou que é preciso avaliar a conjuntura da Câmara e a relação entre o prefeito afastado e o atual.   

"Acredito que a conjuntura na Câmara já era difícil, agora está muito mais difícil para aprovação das contas do prefeito. E também é importante avaliar a relação do próprio Stopa com com Emanuel. Ou seja, como é que eles estão em diálogo neste período de afastamento do prefeito”.  

Segundo Lúdio, os fatos relatados na denúncia do Ministério Público contra o prefeito são “sérios”. Ele disse que isso exige resposta de todos os poderes. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet