O governador Mauro Mendes (União) encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que permite que os prefeitos possam utilizar o recurso do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) em obras de infraestrutura em estradas municipais e nas vias urbanas das cidades.
Leia também
Lúdio diz que Stopa no comando da prefeitura de Cuiabá se fortalece como pré-candidato
Na proposta, Mauro lembra que os deputados estaduais haviam aprovado no ano passado uma lei que possibilita o governo a repassar o recurso do Fethab direto para os Fundos Municipais de Transporte e Habitação.
No entanto, a possibilidade de aplicação do dinheiro ficou apenas nas rodovias estaduais, “o que não guarda exata e direta correspondência com os possíveis investimentos em estrutura de transporte”.
“Remanesce a necessidade de aprimorar o texto legal para acrescentar a permissão de que os recursos transferidos também possam ser aplicados em ações que visam melhorar as condições de tráfego nas estradas municipais e vias urbanas, de modo a reduzir os custos com a sua manutenção e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população local”, diz trecho da justificativa do projeto.
O projeto de lei foi aprovado em primeira votação na semana passada e, em seguida, foi submetido à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para emissão de parecer para depois retornar ao plenário para votação em segundo turno.