Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

VEJA A LISTA

Sema libera pesca e transporte de peixes considerados exóticos em Bacias Hidrográficas de MT

Foto: Disney de Paula

Sema libera pesca e transporte de peixes considerados exóticos em Bacias Hidrográficas de MT
Apesar das discussões sobre o Transporte Zero ainda não terem sido encerradas, o Conselho Estadual de Pesca do Estado de Mato Grosso (CEPESCA) publicou uma resolução que autoriza a captura e transporte de peixes considerados exóticos nos rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.


Leia também
Câmara aguarda Emanuel apresentar defesa para dar prosseguimento à análise das contas de governo


A decisão foi tomada no último dia 7, durante reunião dos membros do colegiado com base nos resultados dos estudos feitos pelo Monitoramento dos Peixes de Interesse Pesqueiro.

Conforme a resolução, são considerados exóticos as espécies cuja incidência não é natural naquela bacia ou rio e que causam interferência nas espécies nativas, fora disso, continua a proibição dos peixes nas regiões de incidência natural.

Na Bacia do Alto Paraguai estão autorizados a pesca das seguintes espécies: Tucunaré azul; Tucunaré amarelo; Tambaqui; Tambacu; Pirarara, Corvina; Tilápia; Matrinxã; Pirapitinga; Pirarucu.

O Tambaqui, região do médio e alto dos rios Teles Pires e Juruena, Pirarucu, Rios Teles Pires, Juruena e seus afluentes, a Tilápia e Piraputanga são considerados exóticos na região da Bacia Amazônica e, por isso, a pesca e transporte estão autorizados.

E na Bacia Araguaia e Tocantins apenas a Tilápia é considerada exótica.

A autorização da pesca de peixes exóticos será revista durante o período de defeso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet