Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ALERTA

Em meio ao surto de Dengue, Mato Grosso ultrapassa 12 mil casos da doença; 9 mortes confirmadas

Foto: Reprodução

Em meio ao surto de Dengue, Mato Grosso ultrapassa 12 mil casos da doença; 9 mortes confirmadas
Casos de Dengue, Chingunya e Zika continuam subindo em Mato Grosso, de acordo com os dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.


Leia também
Cuiabá e Chapada dos Guimarães têm previsão de chuva para o fim de semana; Inmet emite alerta


Em meio ao surto da doença, até a sexta-feira (22), o estado registrou 12.851 casos prováveis. Deste total, 9.884 foram confirmados. Há 9 óbitos em investigação, sendo seis confirmados. Total de coeficiente de incidência é de 351,2.

Junto do surto de dengue, outra doença também apresenta crescimento e preocupa as autoridades: a chikungunya. Até o momento, conforme consta no Painel de Monitoramento, há 3,8 mil casos prováveis, com um óbito em investigação e um confirmado.

A Zika, por sua vez, passa ilesa em Mato Grosso. Isso porque, conforme os dados do Ministério da Saúde, nenhum caso e morte foram confirmados e não há nenhum caso em investigação.

Nível Brasil

Até o momento, o Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024. Entre os casos prováveis e confirmados, o país registrou exatos 2.010.896 de casos nas primeiras 11 semanas deste ano. O número de óbitos confirmados chegou a 715 nesta sexta-feira (22).

O dado é o maior registrado em toda a série histórica, que é feita desde 2000. O recorde anterior da doença havia sido batido em 2015, quando foram contabilizados 1.688.688 casos. Neste ano, foi superado ainda o índice na última semana, e os casos continuaram a subir.

Dia “D”

A Secretaria de Estado de Saúde iniciou a “Semana D” contra a dengue, uma campanha de conscientização da população contra o mosquito Aedes aegypti, no dia 18. A ação tem objetivo de unir forças e construir uma força-tarefa para reduzir o risco de uma epidemia em Mato Grosso.

As ações de conscientização começaram pelas escolas, com o objetivo de integrar a comunidade estudantil e destacar a urgência em combater o mosquito.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, as ações idealizadas na campanha deverão facilitar a articulação junto às gestões municipais e agir contra o aumento dos casos.

“A ‘Semana D’ é uma ação realizada em regime de colaboração com os 142 municípios do Estado que buscam o mesmo objetivo: atuações adequadas e oportunas para o enfrentamento dos casos de dengue em Mato Grosso. São ações que se estendem à conscientização coletiva e abrangem do jovem estudante em sala de aula até os seus avós em casa, aumentando o núcleo de atuação no combate à dengue”, afirmou.

A ação continua nesta semana, e deve passar por instituições de ensino superior, rodoviárias, terminais de ônibus e até o aeroporto.

Veja programação:
 
25 de março – Instituições de nível superior;
26 de março – Bancos e comércio;
27 de março – Supermercados;
28 de março – Rodoviárias, aeroportos e terminais de ônibus;
29 de março – Bares e restaurantes;
30 de março – Ação em um bairro de cada município.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet