Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SANDY DE PAULA

Deputada rebate ex-secretário que tenta anular sua posse na AL e diz: "deveria apoiar mais mulheres na política"

Foto: Reprodução

Deputada rebate ex-secretário que tenta anular sua posse na AL e diz:
A deputada estadual em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e também vereadora de Juara, Sandy de Paula (UNIÃO), comentou nesta terça-feira (26) sobre a tentativa do ex-secretário de Estado, Eder Moraes, de anular sua posse na casa de leis. O argumento utilizado por ele é que Sandy estaria acumulando cargos eletivos.


Leia também
Mauro se reúne com Pacheco para defender penas mais duras contra criminosos e pede que estado tenha autonomia


Em uma ação que tramita na Justiça, Moraes alega a "impossibilidade constitucional de cumulação de cargos eletivos", referindo-se às cadeiras que a vereadora e deputada que a parlamentar ocupa atualmente. Por isso, ele requer a suspensão do mandato da parlamentar na Casa de Leis.

Sandy de Paula foi eleita vereadora em 2020 com a maior votação ao cargo da história do município de Juara, 1.465 votos. Hoje é presidente da Câmara Municipal sendo a segunda mulher a ocupar tal posição em 40 anos de parlamento. Em 2022, nas eleições para deputada, ele teve 9.041 votos. 

Sobre a tentativa de Moraes de tirá-la do mandato, Sandy afirmou que não entendeu o movimento do deputado em judicializar uma questão que, segundo ela, já é de pleno entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, destacou que outros parlamentares homens assumiram mandatos como deputado e continuaram nas Câmaras Municipais de suas cidades, mas o ex-secretário não teve a mesma disposição e empenho para barrar a candidatura deles ou contestá-los. 

"Nós tivemos vereadores de vários municípios que assumiram na Assembleia e nunca foi feito nada contra eles. Mas contra eu essa pessoa entrou com uma ação popular para impedir que eu assuma na Assembleia. No entanto, isso é um entendimento pacificado há pareceres da própria Casa e da procuradoria da Assembleia. Também temos a decisão do STF que garante que o vereador, desde que não seja de forma definitiva, ele pode sim substituir um deputado como suplente.  Nós temos a legislação a nosso favor e estamos confiantes nisso”, disse em entrevista ao Programa Veja Bem.

Questionada se há machismo e violência de gênero na ofensiva do ex-secretário, a parlamentar afirmou que não pode fazer essa ligação. Frisou, porém, que ele deveria levantar a bandeira pela presença de mais mulheres em um meio dominado majoritariamente por homens. Ela citou como exemplo a própria filha de Moraes, que é pré-candidata a vereadora em Diamantino. 

“Eu só não sei explicar qual a razão [da ação] porque eu nunca ouvi, só ouvi falar a respeito dele. Nunca vi ele na minha frente, nunca tive contato e não sei o que motivou ele a fazer isso. Só sei que ele tem a filha pré-candidata a vereadora em Diamantino e que ele deveria estar apoiando a permanência das mulheres na política”. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet