Olhar Direto

Domingo, 21 de abril de 2024

Notícias | Política MT

EM REUNIÃO COM MENDES

Ibama promete análise célere sobre obra no Portão do Inferno, mas não estabelece prazo

02 Abr 2024 - 17:51

Da Redação - Rafael Machado/ De Brasília - Max Aguiar

Foto: Max Aguiar/Olhar Direto

Ibama promete análise célere sobre obra no Portão do Inferno, mas não estabelece prazo
O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, prometeu ao governador Mauro Mendes (União), durante reunião nesta terça-feira (2), em Brasília, que vai analisar de forma célere o pedido de autorização para obra emergencial no paredão que fica sobre o Portão do Inferno, na MT-251, rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.


Leia também
Carvalho destaca 'autonomia' do PRD e diz que partido pode ser adversário do União em cidades de MT


Agostinho disse que é impossível o Ibama liberar o início do projeto sem ter um aval do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atualmente tem o controle administrativo do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, área que o Portão do Inferno faz parte.

“O que eu posso dizer é que nós vamos fazer uma análise o mais célere possível. A gente tem todo o interesse de resolver, o Ibama vai fazer o seu papel, vai cumprir o seu papel, mas o compromisso que faço com vocês é de tentar uma solução mais rápida possível. Eu não tenho como não consultar o ICMBio, vou encaminhar imediatamente o projeto para o ICMBio, entender para que possamos apresentar aos técnicos”, destacou.

O presidente do Ibama não estabeleceu prazo para concluir o processo de negociação com o ICMBio, o que desagradou o governador e outras autoridades do estado que estavam presentes no encontro, como o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (União), os deputados Carlos Avallone (PSDB), Valdir Barranco (PT), Wilson Santos (PSD), o senador Jayme Campos (União), o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e a ex-deputada Rosa Neide (PT).

O governador apresentou a Agostinho a mesma apresentação da semana passada, quando anunciou uma solução para o problema de deslizamento de terra que estava ocorrendo no local desde o ano passado.

O governo já contratou a Lotufo Engenharia e Construções LTDA, no valor de R$ 29,5 milhões, para que faça o retaludamento do paredão que fica no Portão do Inferno.

A empresa terá o prazo de 120 dias, após autorização dos órgãos federais,  para concluir o projeto que, na prática, significa um novo trajeto da pista, retirando o tráfego dos veículos do atual viaduto - que apresenta graves problemas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet