Olhar Direto

Domingo, 21 de abril de 2024

Notícias | Política MT

JANELA PARTIDÁRAIA

Avallone destaca crescimento da bancada do PSDB na Câmara e garante chapa feminina competitiva

03 Abr 2024 - 09:26

Da Redação - Airton Marques / De Brasília - Max Aguiar

Foto: JLSiqueira/ALMT

Avallone destaca crescimento da bancada do PSDB na Câmara e garante chapa feminina competitiva
Presidente regional do PSDB, o deputado estadual Carlos Avallone comemorou o crescimento da bancada do partido na Câmara de Cuiabá. Nas eleições de 2020, a sigla elegeu apenas Renivaldo Nascimento e agora, com a janela partidária, vive a expectativa de receber ao menos três novos parlamentares: Rodrigo Arruda e Sá (ex-Cidadania), Marcus Brito Júnior (ex-PV) e Rogério Varanda (ex-MDB).


Leia também
Max ressalta sonho do PSB em ocupar vice na possível chapa de Botelho: 'vamos tentar até as convenções'


A janela partidária é o período de um mês em que deputados e vereadores podem trocar de partido sem perderem o mandato. Este ano, o prazo começou em 7 de março e vai até o dia 5 de abril.

Ao falar das articulações para as filiações, Avallone destacou que muitos pré-candidatos, especialmente os que vão à reeleição, demonstram insegurança no momento de decidir qual rumo partidário tomar, já que uma escolha mal feita pode acabar atrapalhando as chances de eleição, mesmo que consiga uma boa votação nas urnas.

“Tínhamos um vereador, Renivaldo, agora estamos com três vereadores com mandato. A nossa legislação eleitoral é tão complexa, que a dificuldade da fazer conta e imaginar o que pode acontecer é enorme. A gente entende essa insegurança dos candidatos com mandato, de tomar uma decisão nesse momento”, afirmou ao Olhar Direto.

“A barreira que existe hoje vai fazer com que a diminuição do número de partidos se aprofunde. Várias propostas de federação, entre elas do PSDB e Cidadania, e após essas eleições nós teremos a ampliação dessas federações, inclusive a nossa, que deve receber mais dois partidos. Isso traz insegurança. A negociação é contar voto e saber qual a agremiação terá condições de fazer mais eleitos”, acrescentou.

O partido deve realizar nesta quarta-feira (3) um ato na capital com os novos filiados que devem disputar as eleições proporcionais em outubro. A chapa de pré-candidatos deve ser apresentada até o final da semana.

Avallone destacou ainda o trabalho na montagem da chapa feminina, que leva em consideração a legislação eleitoral que determina 1/3 das vagas para candidatas mulheres. O parlamentar desafiou os demais presidentes de partidos a conseguirem ter uma votação maior que as mulheres do PSDB.

“Gostaria até de fazer um desafio aos meus colegas presidentes de partido, para saber quem vai conseguir bater, em número de votos, a chapa feminina do PSDB”, pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet