Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Educação

SEGUE PARA AVAL DE LULA

Chapa de oposição ao atual reitor vence segundo turno de eleição interna na UFMT

Foto: Reprodução

Chapa de oposição ao atual reitor vence segundo turno de eleição interna na UFMT
A chapa de oposição ao atual reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, chapa 1, formada pelos professores Marluce Souza e Silva e Silvano Galvão, foi eleita pela comunidade acadêmica para administrar a instituição pelos próximos quatro anos, no segundo turno da votação, na terça-feira (2). Considerando a proporção de 1/3 das categorias (estudantes, professores e técnicos), a chapa 1 recebeu 51% do total de votos, e a chapa 2, de Evandro e a candidata a vice, Márcia Hueb, recebeu 47,3%.

Leia mais
Professores da UFMT aprovam indicativo de greve após paralisação dos técnicos
 
Ainda há alguns votos em separado sendo apurados, mas incapazes de alterar significativamente o resultado. O resultado oficial será anunciado pela Comissão de Consulta na tarde desta quarta-feira (3).

Até o final da manhã, foram computados 6.913 votos, sendo 3.722 para a chapa vitoriosa e 2.994 para a segunda colocada, uma diferença de 728 votos. A votação mais expressiva foi entre os estudantes, onde a chapa vencedora recebeu 59,4% do total de votos; entre os servidores técnico-administrativos, a chapa conquistou 51,15% dos votos e, entre os docentes, 42,39%.

Conforme acordado entre todos os envolvidos antes mesmo do início do processo, a chapa indicada pela comunidade no final da votação desta terça-feira ocupará o primeiro lugar na lista tríplice enviada ao Governo Federal e, seguindo a tradição democrática, deve ser a indicada ao posto.

De acordo com o Artigo 9º do Decreto 1.916/96, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino superior nos termos da Lei 9192/95, as listas para escolha e nomeação, acompanhadas do regulamento do processo de consulta, devem ser encaminhadas ao Ministério da Educação e do Desporto até sessenta dias antes de findo e mandato do dirigente que estiver sendo substituído.

Assim, as listas elaboradas pelos três conselhos da UFMT (Universitário/ Consuni, Ensino Pesquisa e Extensão/ Consepe, e Conselho Diretor) deverão ser enviadas até 8 de agosto e as nomeações deverão ocorrer no início de outubro, já que a atual gestão terá fim no dia 08/10.

(Com informações da assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet