Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ACORDO NÃO CUMPRIDO

Chico ameaça recorrer à Justiça caso prefeitura não entregue lista de espera por cirurgias eletivas em Cuiabá

Foto: Jessé Soares

Chico ameaça recorrer à Justiça caso prefeitura não entregue lista de espera por cirurgias eletivas em Cuiabá
O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), prometeu ir à Justiça contra a prefeitura caso a lista de espera de cirurgia eletiva não seja entregue ao parlamento até a próxima segunda-feira (8).


Leia também
Pesquisa aponta Thiago liderando em Rondonópolis com 37,3%; Sachetti, Paisagista e Paulo José atrás


Chico destacou que no ano passado, os vereadores destinaram parte de suas emendas impositivas à Saúde, totalizando mais de R$ 30 milhões, para que o município pudesse atender os pacientes que estão no aguardo de um procedimento cirúrgico.

A expectativa era zerar a fila que, atualmente, tem mais de sete mil procedimentos a serem realizados. No entanto, em contrapartida, a prefeitura teria que detalhar aos parlamentares todas as cirurgias que deveriam ser feitas e que todos seriam realizados no mesmo local, o que não aconteceu.

“Precisávamos da lista das cirurgias eletivas, isso é uma caixa-preta, ninguém abre essa tampa, ninguém destampa essa caixa para apresentar qual é quantidade real de dependências nas cirurgias eletivas. Todo mundo fala, todo mundo reclama, mas ninguém viu, ninguém vê, igual pé de cobra, sabe que existe, mas ninguém vê”, ressaltou.

Ele comentou que chegou a encaminhar o pedido para a Central de Regulação, que enviou apenas um resumo dos procedimentos que estavam em atraso, o que irritou o presidente da Câmara.

“O secretário de Saúde [Deiver Teixeira], utilizando de um parecer mequetrefe da procuradoria do município, negou o atendimento alegando impossibilidade do fornecimento de dados. No entanto, esqueceu do procedimento que existe e que muito me admira uma procuradoria não conhecer, o procedimento da responsabilidade pelo sigilo e aí começou a luta para que tivéssemos acesso a essa lista de espera. Mandamos documentos para o secretário de saúde, que mandou novamente para procuradoria, até hoje não chegou resposta a esta Casa”, disse.

Chico falou que avisou ao prefeito e secretário que, caso o documento não seja encaminhado até o aniversário de Cuiabá, vai recorrer à Justiça em busca da informação.

“Depois de dito que ingressaríamos em juízo ficou estabelecido que hoje ou no máximo segunda-feira esta lista estará sendo entregue na presidência. Eu vou aguardar até no máximo segunda-feira e se não chegar à presidência, não vai ser a comissão de saúde, não vai ser a coletividade dos vereadores, será o presidente que vai ajuizar uma obrigação de fazer e que quero ver se será entregue ou não, mas a tampa dessa caixa preta vai ser aberta”, destacou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet