Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

SOLUÇÃO PARA CHAPADA

Nininho cobra 'dever de casa' de Mauro e refuta que obra da MT-030 demore até quatro anos

10 Abr 2024 - 14:26

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: JLSiqueira/ALMT

Nininho cobra 'dever de casa' de Mauro e refuta que obra da MT-030 demore até quatro anos
Um dos parlamentares mais empenhados em tirar o projeto da MT-030 do plano das idealizações, Nininho (PSD) rebateu as declarações do governador Mauro Mendes (União), que ao ser questionado sobre prazos, afirmou que a nova rodovia ligando Cuiabá a Chapada dos Guimarães não ficará pronta em menos de quatro anos. O deputado apontou equívoco e cobrou que o chefe do Executivo estadual faça “o dever de casa” para que o projeto seja finalizado o quanto antes.


Leia também
Mauro descarta possibilidade de construir nova estrada de Chapada em menos de quatro anos


“Cabe ao governador fazer o dever de casa, dar celeridade e licitar o quanto antes. Quando tivermos o projeto na mão, vamos saber qual o prazo da execução da obra. Só o projeto vai dizer o grau de dificuldade”, disse, em conversa com a imprensa, na manhã desta quarta-feira (10).

Mauro explicou que apenas para elaboração do estudo de impacto ambiental e autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), são necessários quase dois anos, o que tornaria impossível a possibilidade do início da obra ainda em 2024.

Avaliação rebatida por Nininho. O deputado garantiu que os órgãos ambientais já estariam dispostos a dar a atenção devida ao projeto.

“Quer dizer que toda obra que for depender de passar próximo de um parque, um sítio ecológico, reserva indígena for demorar dois anos, o país vai parar? Tem muitas obras dessa natureza”, disse.

“É uma questão que interessa toda sociedade, especialmente a população de Chapada. Tenho conversado com muitas pessoas ligadas ao ICMBio, Sema e Ibama. Essa obra vai ter um olhar diferenciado, pois todos os responsáveis pelas licenças sabem da importância dessa obra. Não tem motivos para falar em dois anos para fazer projeto e mais dois anos para licenciar”, acrescentou.

O deputado adiantou que deve voltar a se reunir com Mauro para tratar sobre MT-030 e disse que a avaliação feita sobre a nova estrada estaria ligada à frustração gerada sobre as obras no Portão do Inferno, que enfrenta problemas de desmoronamento desde dezembro.

Na semana passada, Mauro se reuniu com o comando do Ibama com o objetivo de obter a autorização imediata para as obras de retaludamento e construção de um novo traçado da via no Portão do Inferno. No entanto, voltou de Brasília sem garantia ou prazo de quando o pedido do estado será respondido.

Nininho ainda ressaltou que a Assembleia Legislativa já garantiu recursos no orçamento para a elaboração do projeto (R$ 15 milhões) e até início das obras (R$ 30 milhões).

“O secretário Marcelo Oliveira (Sinfra) me disse semana passada que estava finalizando o termo de referência para a contratação da empresa. Com cautela, para contratar uma empresa com experiência”, declarou.

“O governador está um pouco chateado com o projeto de desvio da MT-251 no Portão do Inferno e, por isso, supõe que poderá demorar dois anos, mas isso é suposição, não é nada de concreto. Essa obra vai ser realizada e num prazo bem menor do que se imagina”, pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet