Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

EM SINOP

Bolsonaro faz discurso voltado ao agro e lembra que não permitiu demarcação de terras indígenas

17 Abr 2024 - 16:35

Da Redação - Rafael Machado/ De Sinop - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Bolsonaro faz discurso voltado ao agro e lembra que não permitiu demarcação de terras indígenas
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aproveitou sua agenda em Sinop, uma das cidades mais produtoras do estado, para ressaltar as ações de seu governo para o fortalecimento do setor e fazer a defesa de pautas que lhe interessam.


Leia também
Bolsonaro ignora Dorner e desfila ao lado de Mirtes da Transterra na chegada em Sinop


Durante ato na Praça da Bíblia, Bolsonaro ressaltou que no seu governo não houve defesa de temas que pudessem atrapalhar o desenvolvimento do agronegócio do país, como, por exemplo, a demarcação de terras indígenas ou quilombolas.

A fala é uma crítica ao atual presidente e seu principal adversário político, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que no ano passado chegou a vetar partes do Marco Temporal, principalmente ao que estabelecia que os povos indígenas só teriam direito às terras que ocupavam antes da promulgação da Constituição Federal.

A manobra não agradou os produtores, que temiam que a medida poderia prejudicar o setor.

“Não demarquei nenhuma terra indígena, não demarquei nenhuma [área] quilombola, fizemos aquilo que tinha que ser feito. Fazer por vocês, nós fazemos também pelo Brasil”, ressaltou.

Ele ainda destacou a importância da conclusão do Ferrogrão, linha ferroviária que pretende ligar Sinop ao porto de Miritituba, em Itaituba (PA), o que facilitaria o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso.

O projeto corre “risco” no governo Lula, já que o presidente tem sido pressionado por aliados a não dar continuidade na obra, como ocorreu no mês passado quando o cacique Raoni, líder da etnia Kayapó, aproveitou a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, para pedir ao petista que não aprove a construção da ferrovia.

“Aqui é o futuro do nosso país. Essa saída para Miritituba é importantíssima para todos vocês. Vocês de Sinop são quase o coração do Brasil”, frisou sendo ovacionado pelos seus apoiadores que estavam no local.

Bolsonaro cumpre uma agenda em Sinop nesta quarta. Após o encontro com aliados, o ex-presidente deve participar de uma feira do agronegócio onde deve percorrer pelos estandes e depois se reunir com lideranças do agronegócio e políticos da cidade.

Vídeo

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet