Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de maio de 2024

Notícias | Educação

POESIA NECESSÁRIA

Projeto leva oficinas de poesia, crônica e fotografia para alunos de escolas públicas

Foto: Reprodução

Projeto leva oficinas de poesia, crônica e fotografia para alunos de escolas públicas
O projeto Poesia Necessária retomou na quarta-feira (10) as oficinas poesia, fotografia e declamação para alunos de escolas públicas de Mato Grosso. O projeto tem como objetivo incluir a leitura no dia a dia dos alunos e criar ferramentas capazes de despertar a criatividade para a produção de poemas, crônicas e o aperfeiçoamento da leitura dentro e fora de sala de aula.


Leia também 
Prefeitura lança concurso público com 70 vagas e salários que chegam a R$ 11 mil


Lançado em 2006, o projeto já produziu cinco livros de poemas, crônicas e fotografias feitas pelos alunos que participaram das oficinas. O lançamento do sexto livro ocorrerá em julho deste ano.

Ao longo dos 18 anos do projeto, os alunos foram incentivados a praticar a leitura e a escrita por meio de ações e atividades aliadas à temática da educação não formal, que usa como ferramentas a poesia, a literatura, a produção textual, a fotografia, exposições, palestras, oficinas e publicação de livros.

Neste ano, fazem parte do programa, escolas de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Rosário Oeste. Ao todo, já foram lançadas 5 obras literárias com poemas escritos pelos alunos.

As aulas são ministradas pelo poeta Vinícius Masutti, que assume as oficinas de produção poética e crônica, e pelo renomado fotógrafo, Ahmad Jarrah, que é mestre em Estudos de Cultura Contemporânea, fotógrafo documental premiado. Fazem parte também do processo de trabalho a professora e Coordenadora do Poesia Viviene Lozi e o produtor cultural e ator Eduardo Espíndola.

No último dia 10 foram ministradas aulas nas escolas estaduais Maria Helena, em Poconé e Heliodoro Capistrano, em Cuiabá. Já na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12) as aulas aconteceram na Escola Estadual Fernando Leite de Campos, em Várzea Grande.

O projeto é desenvolvido pela Ação Cultural em parceria com o Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado por diversas empresas.

O Poesia Necessária já recebeu alguns prêmios como o Pontão Poesia Necessária, do MinC em 2011, HSBC Solidariedade, em 2010 e 2011, História de Pontos, em 2009, da Secretaria da Diversidade Cultural do MinC e Pontinho de Leitura Poesia, em 2008, do MinC e Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Estado. 

Para mais informações sobre o projeto basta entrar no Instagram @acaocultural ou pelo telefone (65) 9 8409-9628.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet