Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PARECER FAVORÁVEL

Emenda a projeto que obriga uso de uniforme permite alterações em casos de crença religiosa

Foto: Harleid Claiton

Emenda a projeto que obriga uso de uniforme permite alterações em casos de crença religiosa
Após discussões e diversos pedidos de mudanças, o projeto de lei do governo que torna obrigatório o uso de uniformes nas escolas estaduais caminha para sua conclusão na Assembleia Legislativa (ALMT).


Leia também
Base do prefeito, Cezinha cita mudança de postura e diz que vai seguir orientação do União contra Emanuel


A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto aprovou o texto com acréscimo de três emendas, sendo que uma delas permite a alteração na vestimenta apenas "em casos de crença religiosa" dos alunos.

Ao pedir a mudança, o deputado Sebastião Rezende (União) destaca que a liberdade religiosa é uma garantia constitucional, uma vez que o Brasil é um país laico e, por isso, o estado deve preservar a garantia ao livre exercício de todas as religiões.

“Está definida constitucionalmente a inviolabilidade da liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias. Portanto, a emenda busca assegurar a efetiva orientação religiosa do aluno, por ser uma garantia Constitucional Pátria”, justificou.

Além disso, foi alterado o número de roupas que o estado deve oferecer a cada aluno. Vai ao plenário um texto em que torna obrigatório o fornecimento de duas camisetas e duas bermudas ou shorts-saias a cada aluno da rede estadual de ensino.

A Comissão de Educação rejeitou duas alterações sugeridas pelo deputado Wilson Santos (PSD). Uma delas permitia a utilização de camisetas personalizadas aos estudantes das turmas de 9° ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio e a outra garantia uniformes nas escolas, caso o aluno não fosse devidamente uniformizado.

Com o parecer favorável e acatando as emendas, o texto deve ir para avaliação do plenário na próxima quarta-feira (24).

A proposta foi encaminhada ao parlamento pelo governador Mauro Mendes (União) após a repercussão de vídeos em que alunos foram flagrados jogando no lixo as vestimentas entregues pelo governo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet