Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

AGUARDA LIBERAÇÃO

"Tempo conspira contra todos nós": governador sobre espera de licenças para obras no Portão do Inferno

24 Abr 2024 - 17:25

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Daniel B Meneses/Secom-MT

O governo de Mato Grosso ainda aguarda sinal verde a respeito do pedido feito ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para dar início às obras na MT-251, no trecho do Portão do Inferno. A proposta de avaliação do empreendimento foi encaminhada pelo governo ao IBAMA em 15 de março.


Leia também 
Mendes discorda de Pacheco sobre soltura de traficantes e diz que Congresso pode fazer leis melhores


Nesta quarta-feira (24), o governador Mauro Mendes (UNIÃO) comentou sobre o anúncio da criação de uma força-tarefa entre os órgãos para analisar a solicitação do Executivo Estadual e disse que a celeuma em torno do tema tem sido prejudicial à medida que o tempo passa.

“Eu fico feliz que mesmo 15 dias depois eles vão montar essa força-tarefa e eu espero e estou confiante que ela vai rapidamente produzir o resultado, que é autorizar nós fazermos aquela obra que é emergencial e é importante fazer para resolver definitivamente aquele problema. “Mas o tempo conspira contra todos nós, inclusive contra eles [ICMBio e IBAMA]”, declarou o governador. 

O anúncio da criação da força-tarefa foi feito nesta terça pelo presidente do ICMBio, Mauro Pires. Ele declarou que se a proposta técnica for viável e garantir que o impacto ambiental seja mínimo, ao mesmo tempo que garanta o direito da população de ir e vir, não vai haver nenhuma dificuldade em sua aprovação. 

“O nosso compromisso é de facilitar esse processo. Mas, evidentemente, tem um aspecto técnico que a gente vai analisar. Se a proposta tiver, digamos,  consistência técnica e for a melhor alternativa para aquela técnica, nós vamos dar nossa manifestação para o órgão licenciador que vai considerar e dar resposta ao governo do Estado”, disse o chefe do órgão.  

“Nós estamos extremamente preocupados com essa situação. Mas como é um órgão que cuida do Parque Nacional. Ali, por exemplo, tem um sítio arqueológico e a lei nos obriga a olhar para esse sítio arqueológico. Ele não pode ser, digamos, demolido sem o mínimo de cuidado tecnico”, completou, se referindo ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. 

O Governo de Mato Grosso apresentou à imprensa em 28 de março o projeto com a solução definitiva para evitar desmoronamentos e liberar o trânsito no trecho do Portão do Inferno, na MT-251. O projeto escolhido, após uma série de estudos, foi o retaludamento do morro no Portão do Inferno.

O retaludamento consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet