Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

MODAL DE TRANSPORTE

Insatisfeito com obra do BRT, Mendes diz que tem 'apertado' empreiteiras e ameaça rescindir contratos

26 Abr 2024 - 08:43

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Insatisfeito com obra do BRT, Mendes diz que tem 'apertado' empreiteiras e ameaça rescindir contratos
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) disse nesta quinta-feira (25) que está insatisfação com o andamento das obras do BRT. Em entrevista coletiva, ele declarou estar pressionando as empresas responsáveis pela execução dos projetos a cumprirem os prazos acordados e disse que, em caso de descumprimento, os contratos serão rescindidos.


Leia também
Corregedoria instaura PADs contra seis servidores efetivos que 'desapareceram' do serviço


Atualmente, as obras do BRT estão em andamento em duas frentes: na Avenida do CPA, em Cuiabá, e na Avenida da FEB, em Várzea Grande. Na Cidade Industrial, o andamento das obras está mais avançado do que na capital.

"Não estão me agradando”, disse, sobre as obras do modal. “O prazo não está me agradando. Nós estamos apertando as empresas para que cumpram contrato e que entregue dentro do cronograma pactuado. O Contorno Norte também não está me agradando. É um contrato que eu já disse para a Secretaria apertar o pé ali, e o empreiteiro que não cumprir, nós vamos cumprir o contrato. E se a pena for rescindida, nós vamos rescindir, como já fizemos, com vários empreiteiros que não cumpriram com o prazo ou não cumpriram com qualidade", disparou. 

No início deste mês, o governador apresentou um novo modelo de licitação. A nova licitação, elaborada pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), terá uma cláusula de seguro-garantia, a Cláusula de Retomada, uma ação inédita no país. 

Caso haja descumprimento do contrato por parte da empresa que ganhou a licitação de uma obra acima de R$ 50 milhões, a seguradora terá duas alternativas: assumir a continuidade da obra ou indenizar o Estado em até 30% do valor inicial. 

Questionado sobre prazos concretos, Mendes disse que, como governador, é impossível ter um panorama sobre todas as obras realizadas no Estado. E ressaltou que tem  acompanhado as principais obras a nível macro e que não fica olhando detalhe de cronograma de cada obra.

"Não consigo me transformar num fiscal de mil obras, até porque lá na Secretaria deve ter dezenas de fiscais distribuídos em todas elas. Então, detalhes específicos de cada obra podem ser perguntados lá na Secretaria. Eu acompanho as principais obras a nível macro. Jamais vou ficar olhando detalhe de cronograma de cada obra, que são milhares". 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet