Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PULVERIZAÇÃO DE RECURSOS

Mauro condena avanço de parlamentares sob orçamento público: ‘estão gastando mal’

Foto: Reprodução

Mauro condena avanço de parlamentares sob orçamento público: ‘estão gastando mal’
O governador Mauro Mendes (União) condenou o avanço do Congresso Nacional sob o orçamento do governo federal, por meio das emendas impositivas, distribuídas entre os parlamentares. Disse que o modelo já foi adotado pela Assembleia Legislativa e que a “pulverização” do dinheiro público é prejudicial, pois há queda na qualidade do que se investe.


Leia também
Botelho credita liderança em pesquisa à influência de Mauro Mendes, mas prega cautela: 'sou cético'

“Está tendo uma perda quase que completa da qualidade do gasto do dinheiro público. Já temos pouco dinheiro e o pouco que tem, está gastando mal. Essa pulverização de emendas tem um lado positivo quando é bem utilizado, mas, quando começa a virar essas histórias que sabemos no Brasil inteiro, me preocupa como brasileiro e governador”, afirmou.

O posicionamento dado durante entrevista ao Roda Vida, da TV Cultura, nesta segunda-feira (29), é o mesmo já dado meses atrás quando o estado questionou mudança feita na Constituição estadual, garantindo 2% da receita corrente líquida do estado para custear as emendas impositivas dos deputados.

A questão parou no Supremo Tribunal Federal (STF), que deu razão para a Assembleia Legislativa, desde que metade deste montante fosse destinada para serviços públicos na Saúde.

“Vejo com razoável preocupação. Essa captura do orçamento pelo Congresso Nacional está sendo reproduzida nas assembleias legislativas. No meu estado, por exemplo, eles aprovaram o mesmo que o Congresso Nacional fez. Então, 2% do orçamento está nas mãos dos parlamentares. Daí, começa a ter uma pulverização gigante de recursos”, afirmou.

“O que está se fazendo de show no meu Estado (...) tive que brigar para impor um limite de R$ 600 mil, que acho muito, mas eles que aprovam essas leis”, completou, lembrando que enviou para a ALMT, no ano passado, projeto limitando o gasto com o cachê de artistas nacionais bancados com dinheiro público nos municípios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet