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Quinta-feira, 03 de outubro de 2024

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Sugestão

Trânsito de Cuiabá

Foto: Reprodução

Trânsito de Cuiabá
Tenho visto algumas propostas, infelizmente ainda tímidas, para solucionar os problemas do trânsito em Cuiabá. Nesse sentido, junto com o Governo Federal / DNIT e Governo do Estado vemos brotar a Avenida das Torres, o Rodoanel (que poderia ter sido projetado duplicado). Aproveite o embalo para sentar-se com o Governador para tentar minimizar o problema do trânsito engarrafado nos acessos do Centro Político. Nesse sentido, apresento uma primeira sugestão, englobando a Avenida República do Líbano e os acessos à Chapada e Guia e Centro Político, englobando a Assembléia Legislativa, o TJ, o Fórum, a Sede do Executivo e outros órgãos estaduais e federais. Assim, proponho que se analise seriamente a duplicação da avenida que serve o Fórum e a Assembléia, a duplicação da Avenida que passa defronte à AMAM e ao lado do TRT, bem como refazer o trevo no entroncamento da Av. República do Líbano com as MTs, Residencial Paiaguás e Av. da AMAM. Para dar vazão ao intenso fluxo de veículos existente e ao que será criado frente à alternativa sugerida, é imperioso abrir uma nova avenida duplicada para ligar esse ponto (o do trevo) diretamente à Região do Centro de Eventos Pantanal ou Santa Rosa, evitando o acúmulo de veículos na região da rodoviária e grande trecho da Miguel Sutil e Avenida do CPA nos períodos de maior demanda. Esse novo trecho, que aos mais desavisados poderia se confundir com a alternativa do Rodoanel, não passaria de 3 ou 4 km, enquanto o Rodoanel obrigaria a uma volta de 15 km, e ainda sujeito ao tráfego pesado. ************ Que tal reestudar os pontos de ônibus na cidade? Há vários deles em localizados em pontos que obstacularizam o trânsito e / ou são verdadeiros convites a acidentes. Cito como exemplo de má localização pontos que são colocados próximos a esquinas, antes ou depois da conversão. Antes das esquinas, causam o ''engarrafamento'' de veículos atrás do ônibus e/ou ultrapassagens perigosas visando a conversão logo em seguida, em frente ao ônibus. Logo depois das esquinas, causam engarrafamento inclusive nas vias de acesso àquela onde o ponto foi colocado. Há ainda pontos localizados em locais que se constituem verdadeiros convite a acidentes graves com responsabilidade direta do órgão regulamentador. Cito como exemplo de ponto perigoso um localizado na Avenida República do Líbano, no ponto mais baixo da via; nele o ônibus pára no meio da faixa, em local de descida, com pista lisa e de velocidade razoável. ************* Na cidade de Cuiabá existem algumas vias importantes sub utilizadas por falta de estrutura de seus acessos. São pequenos trechos que precisam se adequar e que podem tornar efetiva a utilização dessas vias. Cito como exemplo a rua que passa em frente à Receita Federal. Esta só não se torna uma alternativa viável de ligação do CPA à região da UFMT / Coxipó pela falta de duplicação de um pequeno trecho e adequação de outros. Espero que o surgimento da Avenida das Torres faça rever alguns pontos de acesso, gerando um efetivo deslocamento de tráfego. ************* Bem que o trecho em frente à Rodoviária precisa de atenção. É um local de convergência de diversos ''fluxos''. Temos ali um binário, o acesso à Chapada/Guia/Novos bairros, a ''chegada'' desses acessos/bairros, o acesso à e da Miguel Sutil, as ligações com a Presidente Marques e Marechal Deodoro, a travessia de pedestres. Enfim... Muito trabalho.
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