Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

lei seca

Gabinete de Gestão Integrada discute fechamento de bares em VG

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) realizou, na manhã desta terça-feira (29), a oitava reunião deste ano. Em pauta, o projeto de fechamento dos bares a partir das 23 horas em Várzea Grande. A medida visa combater o grande índice de violência registrado na cidade que, em sua maioria, tem relação direta com o consumo de bebidas.

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) realizou, na manhã desta terça-feira (29), a oitava reunião deste ano. Em pauta, o projeto de fechamento dos bares a partir das 23 horas em Várzea Grande. A medida visa combater o grande índice de violência registrado na cidade que, em sua maioria, tem relação direta com o consumo de bebidas alcoólicas. A região do Cristo Rei foi escolhida para iniciar o projeto. A expectativa é que essa medida passe a vigorar ainda este ano.


“A Sejusp defende o fechamento de bares. Mas sabemos que essa ação sofrerá pressão dos comerciantes, por isso, precisamos de números, estatísticas que vinculem o aumento de casos de homicídios a embriagues, por exemplo. Se não tivermos um argumento técnico convincente para apresentarmos à sociedade, não teremos sucesso nesse projeto”, ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, coronel Antônio Moraes.

Uma sugestão apresentada pelo procurador do Ministério Público Estadual, Mauro Benedito Curvo, é que a prefeitura juntamente com a Secretaria de Fazenda do Estado realize um levantamento de quantos bares há na região do Cristo Rei. “E, já na concessão de novos alvarás, podermos estabelecer as 23 horas como horário máximo de funcionamento dos bares na cidade”.

O comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Alonso Lemes, explica que, após os levantamentos sobre as principais ocorrências registradas na região e suas relações com o consumo de bebidas alcoólicas, o tema será, amplamente, discutido com a comunidade. “Reuniremos não apenas as instituições diretamente envolvidas com a segurança pública, mas também a sociedade e, por experiência própria, sabemos do grande poder de mobilização dos moradores do Grande Cristo Rei. Temos certeza que contaremos com a participação ativa de todos”.

Outro ponto levantado pela representante do Conselho Tutelar do Cristo Rei, Luzia Rosa de Moraes, é o grande consumo de bebidas por adolescentes. “Temos vários casos de jovens que tiveram a bebida como porta de entrada para o mundo das drogas e da prostituição”. O levantamento do Conselho fará parte dos argumentos de sustentação do projeto de fechamento de bares a serem apresentados em audiência pública no dia 24 de novembro. Já o próximo encontro do GGI ocorre no dia 27 de outubro, no auditório da Prefeitura de Várzea Grande.



Estiveram presentes à discussão o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp-MT), coronel Antônio Moraes; o secretário-comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Alonso Lemes; o representante do Ministério Público Estadual, procurador Mauro Benedito Curvo; o diretor do Fórum Municipal, Jones Gattass Dias; o representante da Polícia Federal, Marcos Antônio Farias; major do Corpo de Bombeiros, Juarez Nunes Moreira; a representante da Polícia Militar, Talitta de Carvalho Ferreira; o técnico da Semma/VG, Ezequiel Pereira de Souza; a representante do Conselho Tutelar Cristo Rei, Luzia Rosa de Moraes; o técnico da Sefaz-MT, Valtencir José da Silva; o secretário executivo do GGI, Vagner Santino da Silva; e o vereador Toninho do Glória.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet