Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

acordo

Empresas garantem pulverizar recursos no leilão da CONAB

O acordo compreende distribuir de forma proporcional os recursos disponibilizados pelo governo federal para equalizar o mercado interno do milho.

Acordo moral é firmado entre empresas e produtores após a reunião realizada na segunda-feira (28), por volta das 9h. O acordo compreende distribuir de forma proporcional os recursos disponibilizados pelo governo federal para equalizar o mercado interno do milho.


Logo que encerrou a reunião representantes do setor produtivo, diretores da Aprosoja e lideranças dos Sindicatos visitaram as empresas responsáveis pelas negociações nos leilões da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), em Lucas do Rio Verde, MT, para estabelecer parâmetros no próximo leilão.

Durante a visita as empresas se comprometeram em distribuir os recursos de forma a atender também pequenos e médios produtores de Mato Grosso. Os recursos foram disponibilizados pelo governo federal para garantir ao produtor o preço mínimo pela saca de milho safrinha.

Na última sexta-feira, 25/06 Neri Geller anunciou em entrevista ao ExpressoMT que os recursos foram conquistados devido ao trabalho da Aprosoja junto a parlamentares e que esses recursos estavam beneficiando apenas os grandes produtores.

Com a garantia das empresas em reavaliar a distribuição dos recursos destinados aos leilões, a Aprosoja se comprometeu em trabalhar para conseguir mais recursos para futuros leilões até que o milho produzido no estado seja vendido com a garantia de preço mínimo.

Entendendo o caso:

Oito milhões de toneladas de milho foram colhidas no Estado de Mato Grosso em 2009. A previsão era de seis milhões de toneladas. O excedente provocou a queda no preço e para equilibrar o mercado o governo liberou cerca de R$ 240 milhões em leilões realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Os leilões demoraram, mas aconteceram. De acordo com Neri Geller, coordenador da Aprosoja, representante do médio Norte, os recursos conquistados pela Aprosoja junto ao governo deveriam contemplar a maioria dos produtores do Estado. Porém, na prática, não foi o que aconteceu nos últimos leilões.

De acordo com representantes do setor, a reunião dos produtores hoje e a visita aos empresários foi para que o direito constitucional fosse garantido.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet