Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Cidades

GUERRA DE FACÇÕES

Pesquisa aponta que Mato Grosso é o estado mais violento do Centro-Oeste

Foto: Olhar Direto

Pesquisa aponta que Mato Grosso é o estado mais violento do Centro-Oeste
Dados do Atlas da Violência apontam que Mato Grosso é o estado mais violento da região Centro-Oeste. No total, foram registrados 1.077 homicídios em 2022, comparado a 888 em 2021, com 692 desses crimes cometidos por arma de fogo, ante 546 no ano anterior.


Leia mais
Atlas da Violência aponta Sorriso como 7ª cidade mais violenta do país


O documento, que é uma parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi divulgado esta semana.

Segundo o boletim divulgado, o estado teve uma taxa de 30,3 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2022, ano em que se baseia o relatório do Atlas. Isso significa um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Com esse índice, o estado é o mais violento da região Centro-Oeste, na frente de Goiás (23,1), Mato Grosso do Sul (19,3) e Distrito Federal (11,4).

A causa desse número elevado provavelmente se deve à posição estratégica de Mato Grosso para a entrada da droga no território nacional, e, por isso, algumas cidades são palco de confrontos entre as maiores facções criminosas do Brasil.

Um exemplo disso é a cidade de Sorriso (420 km de Cuiabá), que aparece no topo do ranking das cidades mais violentas do país. Em 7º lugar, o município, conhecido como a "Cidade do Medo", registrou uma taxa de 70,5 homicídios para cada 100 mil habitantes, sendo a cidade mais violenta do Centro-Oeste.

De acordo com os dados do Atlas, em Sorriso foram registrados 77 homicídios em 2022, e dados apontam ainda para um homicídio oculto.

O estudo indica o que a população tem passado ultimamente no município. Por lá, desde 2020, uma onda de violência tem tomado conta da cidade, principalmente por conta de uma guerra de facção.

A disputa por território e o domínio do tráfico de drogas são causas que acentuam a violência do lugar. Três grupos são os principais envolvidos: Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) e Tropa do Castelar, dissidentes do CV, que se revoltaram com execuções dos próprios membros.

Violência

O estudo aponta também que, além de Sorriso, outras duas cidades de Mato Grosso com mais de 100 mil habitantes figuram na lista de municípios mais violentos do país. São eles: Tangará da Serra e Rondonópolis. A capital Cuiabá aparece na posição 211 no País, com a taxa de 15,2.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet