Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Cidades

disputa por terra

PJC investiga se representação que cita advogados, desembargadores e ‘escritório do crime’ tem ligação com execução de Renato Nery

Foto: Reprodução

PJC investiga se representação que cita advogados, desembargadores e ‘escritório do crime’ tem ligação com execução de Renato Nery
Polícia Civil (PJC) investiga se representação disciplinar apresentada à Ordem dos Advogados em Mato Grosso (OAB-MT) no dia 26 de junho teve influência no planejamento do homicídio que vitimou Renato Gomes Nery, na sexta-feira (5), em Cuiabá. A representação disciplinar proposta por Renato cita suposto “escritório do crime” e pede investigação contra um advogado. A representação à OAB também foi juntada a um processo em tramitação na Nova Vara Cível de Cuiabá, em 1º de julho.


Leia também 
Dilmar concorda com condições do MP e pagará R$ 210 mil para compensar recebimento de propina

 
Na peça, Nery, que já presidiu a OAB-MT, faz referência a conjunto de processos, todos envolvendo discussão sobre posse de terras em Mato Grosso. A ação inicial, em andamento há quase 40 anos, versa sobre reintegração de posse em tramitação no município de Barra do Garças.
 
O segundo processo, conforme os autos, tem ligação com aquele de Barra do Garças e trata de ação de nulidade de cessões de posse que ocorreu para pagamento de honorários em nome de Renato.
 
Na representação à OAB, Renato citou o que chamou de “escritório do crime”. A peça nomeia participação de jornalista, médico, advogados e até mesmo de juízes e desembargadores. São levantadas suspeitas sobre mais de 10 pessoas.

Os nomes serão preservados pela reportagem por falta de provas que confirmem as acusações e para que a investigação da Polícia Civil não seja prejudicada.  
 
Na peça assinada por Renato Nery, há citação à execução do advogado Roberto Zampieri, morte em 2023, em Cuiabá, no bairro Bosque da Saúde.  
 
Após construir uma séria de acusações contra diversas pessoas, Renato Nery pediu que fosse instaurado processo administrativo disciplinar contra um advogado na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso.
 
A Polícia Civil confirmou ao Olhar Jurídico que a representação “será avaliada” durante a investigação sobre o homicídio.
 
A morte
 
Renato Nery sofreu um atentado na sexta-feira (5), na avenida Fernando Correia, em Cuiabá. O advogado recebeu um tiro na cabeça enquanto descia de seu carro para acessar o escritório de advocacia que liderava.
 
Após ser baleado, Renato foi socorrido e encaminhado a uma unidade de saúde particular. O advogado passou por procedimento cirúrgico, mas acabou falecendo. A notícia sobre o falecimento foi divulgada no sábado (6). O velório ocorreu na manhã de domingo, com presença de centenas de familiares e amigos.

Renato Nery foi presidente da OAB-MT na gestão 1989 - 1991. Também atuou como conselheiro federal da Ordem, momento em que acompanhou as discussões sobre a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nota 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet