Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

ESTRUTURA PRONTA

Quatro empresas aguardam mais de um ano autorização para atuar na ZPE de Cáceres; secretário reclama de burocracia

12 Jul 2024 - 17:20

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Sedec-MT

Quatro empresas aguardam mais de um ano autorização para atuar na ZPE de Cáceres; secretário reclama de burocracia
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, reclamou da demora do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) em analisar as propostas de quatro empresas interessadas em operar na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres.


Leia também
Pesquisa vai definir vice da pré-candidatura de Thiago; Republicanos tem três nomes na lista


Ele comentou que os interessados estão há mais de um ano esperando uma resposta. Além do receio de algumas delas desistirem, o secretário disse que novas empresas nacionais e internacionais têm demonstrado vontade de se instalarem na ZPE de Cáceres, o preocupa ainda mais.

“Temos quatro indústrias há mais de um ano para esse conselho analisar. Eles prometeram dar agilidade, a gente está esperando o conselho mostrar de que forma que quer esse projeto porque tem empresas interessadas visitando a ZPE, não só nacional como estrangeiras, toda semana são duas três”, destacou.

Miranda ainda reclamou da burocracia que envolveu toda a estrutura da ZPE. Ele comentou que as regras são muito duras, o que acabou impactando na obra.

“ZPA de Cáceres é um processo burocrático. Nós já tínhamos conseguido o alfandegamento, quer dizer, autorização da Receita Federal para funcionar, que é muito importante, eu participei de uma audiência com o vice-presidente da República, o ministro Geraldo Alckmin, pedi que a vistoria, que era necessária, pelos integrantes do Conselho Nacional das ZPEs fosse feita, essa vistoria aconteceu no início do mês e também já saiu a resolução do conselho dando aceite na obra”, relatou.

“Costumo brincar que o Brasil é construído para não dar certo, a burocracia é muito grande e Mato Grosso tem sido um exemplo de combater isso, no caso a ZPEs, as regras são muito burocráticas, mas nós estamos vencendo todas com muita competência, com uma equipe unida, com acionistas da dona da ZP muito unidos. O governador Mauro Mendes autorizou, essa semana, deposito na conta da AZPEC R$ 5 milhões, o Estado vai passar a ser o acionista majoritário, com isso, vai poder dinamizar ainda mais as atividades comerciais”, complementou.

O secretário destacou que a ZPE de Cáceres será o terceiro a ser instalado no Brasil. Ele ressaltou que o ponto vai beneficiar outros países na exportação de seus produtos, como Bolívia, Paraguai, Argentina, Equador e Colômbia.

No ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico comunicou que as empresas New Glance Ingredientes Nutricionais, a Chicken Tech, a ECORF Brasil e a Floresteca encaminharam seus projetos para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para análise.

As ZPEs são distritos industriais, destinados a sediar empresas orientadas para o mercado externo. As empresas que se instalarem na ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet