Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

DADOS DO INPE

MT registra mais de 100 focos de calor em 24h; Bombeiros combatem incêndio às margens do Rio Pantanal, em Cáceres

Foto: Christiano Antonucci - Secom - MT

MT registra mais de 100 focos de calor em 24h; Bombeiros combatem incêndio às margens do Rio Pantanal, em Cáceres
Nas últimas 24 horas, entre segunda-feira (15) e terça-feira (16), Mato Grosso registrou 104 focos de calor, segundo o Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 54 se concentram no Cerrado, 43 na Amazônia e sete no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).


Leia também
Shopping Popular arrecada mais de R$ 900 mil por mês com aluguel, mas administração diz ter zero reais em caixa


Além disso, o Corpo de Bombeiros continua as ações de combate ao incêndio no Porto Conceição, em Cáceres. Militares estão divididos às margens do Rio Paraguai e fazem o combate direto nas áreas onde há acesso, assim como constroem aceiros para diminuir a propagação das chamas.

Já entre a área federal do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê, o combate ao fogo está sendo realizado pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Corpo de Bombeiros monitora o incêndio via satélite. 

A corporação também monitora via satélite um incêndio que teria iniciado na área federal da Terra Indígena Sararé e avançado para a região de uma mineradora em Nova Lacerda. Os militares estão à disposição para o combate ao incêndio, contudo, aguardam autorização para entrar na área.


Atuam no Pantanal mato-grossense 36 bombeiros, oito funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), seis militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), cinco membros da Defesa Civil do Estado e um integrante do Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Também participam das ações brigadistas do ICMBio e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e integrantes do Exército Brasileiro, Força Nacional, Marinha do Brasil e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Em Nova Lacerda, quatro militares estão em campo.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) faz o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado, via satélite, para orientar as equipes em campo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet