Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Política MT

MAURO ESTAVA DE FÉRIAS

Pivetta pediu para Luluca se afastar da Seaf e ex-secretário acabou demitido por ignorar ordem

29 Jul 2024 - 11:27

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Secom-MT

Luluca Ribeiro é ex-secretário da Seaf

Luluca Ribeiro é ex-secretário da Seaf

O governador Mauro Mendes (União) rebateu a declaração que foi dada pelo ex-secretário de estado de Agricultura Familiar (Seaf), Luluca Ribeiro (MDB), ao Olhar Direto, de que ficou sabendo de sua demissão através da imprensa.


Leia também
Luluca diz que não foi comunicado oficialmente sobre exoneração: "fiquei sabendo pela imprensa"


Segundo Mauro, Luluca foi avisado pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que na época ocupava a vaga de chefe do Palácio Paiaguás durante as férias do titular, para que pedisse afastamento. Como não ocorreu, o governo decidiu demiti-lo assim que retornou aos trabalhos.

“A Casa Civil tinha a função de fazer isso, mas ele foi avisado pelo vice-governador, que está comandando, inclusive, pediu a ele que pedisse exoneração e ele não fez, por isso, ele foi demitido”, explicou.

O governador evitou fazer qualquer tipo de declaração sobre os motivos que levaram à demissão do emedebista. Ele disse apenas que a medida foi feita para uma correção de gestão. Ao ser questionado sobre investigação sobre a atividade do ex-secretário, Mauro se limitou a comentar que, caso tenha algum processo em andamento, isso não é de competência do gabinete do governador.

“Se existe investigação não é conduzida pelo gabinete do governador. Ela é conduzida, se existir, pelos órgãos. Por enquanto, o que eu posso dizer a vocês é que foi uma correção de gestão, conforme oficialmente pronunciou o Governo do Estado”, frisou.

Ao Olhar Direto, Luluca disse que ficou sabendo de sua saída do governo através da imprensa e que o governador não havia ligado para anunciar sua decisão.

Segundo levantamento feito pelo Olhar Direto, a exoneração do emedebista foi motivada por conta de uso de emendas parlamentares para compra de kit’s agrícolas com preços acima dos já registrados em aquisições pela pasta.

Outro detalhe que chamou atenção, que está sendo investigado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), é que a Seaf teria executado em apenas seis meses de 2024 um valor mais de três vezes maior que o de outros empenhos de anos passados.

Conforme levantamento feito pela reportagem, somente esse ano, de fevereiro a julho, Luluca tinha empenhado R$ 24 milhões para compra de diversos kit's de agricultura familiar, equipa homem do campo, kit agricultor, aquisição de barracas de feira e equipamentos. Parte desse empenho não teria sido executado ainda, mas consta da lista de produtos a serem adquiridos com emendas parlamentares. A título de comparação, o valor referente a todo o ano de 2023 não chega a R$ 7 milhões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet