Olhar Direto

Sábado, 24 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

EM CHAMAS

Bombeiros se mobilizam para combater fogo que atinge paredões em Chapada

Foto: Mario Friedlander

Bombeiros se mobilizam para combater fogo que atinge paredões em Chapada
Uma extensa área de mata no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, próxima aos icônicos paredões de rocha, está sendo devastada por diversos focos de incêndio registrados na tarde desta sexta-feira (23). O Corpo de Bombeiros informou que há viaturas no local equipada com um caminhão especializado para atuar no combate às chamas.


Leia mais
Conselho Municipal de Saúde aprova estadualização do Hospital do Câncer


As primeiras informações indicam que o incêndio teve início junto ao acostamento da rodovia MT-251, nas proximidades da subestação de energia da cidade. No mesmo local, um fogo já havia sido registrado na tarde de quinta-feira (22). Apesar dos esforços contínuos de diversas equipes de combate, as chamas desceram pela “estrada do linhão” e rapidamente se espalharam pelos paredões da Chapada, intensificando a emergência.

Brigadistas que estão atuando no local estão avaliando a possibilidade de utilizar a técnica do “contra-fogo” a partir das fazendas localizadas na serra abaixo, estratégia que foi empregada com sucesso em 2020. No entanto, essa ação apresenta riscos, já que uma mudança na direção do vento, prevista para o final da tarde desta sexta-feira, pode agravar a situação, deslocando as chamas de Norte para Sul.

O terreno acidentado e coberto por mata fechada, característica do Cerrado, dificulta ainda mais o trabalho de combate ao incêndio. Imagens registradas no local mostram a fumaça emergindo de vários pontos no interior da floresta, que é uma das mais importantes reservas naturais do Cerrado em Mato Grosso.

As autoridades e equipes de emergência seguem monitorando a situação, enquanto buscam conter a propagação das chamas para preservar essa área de inestimável valor ecológico.

Veja
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet