Olhar Direto

Segunda-feira, 09 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

resolução do imbróglio

Mauro relembra pedido para estadualizar a BR-174 em MT: 'passa para o governo que vamos asfaltar'

09 Set 2024 - 07:10

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Amanda Divina

Foto: Secom/MT

Mauro relembra pedido para estadualizar a BR-174 em MT: 'passa para o governo que vamos asfaltar'
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) relatou nesta semana, durante a abertura da Exame Agro, em Cuiabá, como foi os primeiros passos para a estadualização da antiga BR-174 (hoje MT-170), em Mato Grosso. Segundo ele, tudo surgiu em uma conversa com o então ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas, hoje governador de São Paulo.


Leia também
Botelho promete não aumentar valor da passagem e possível redução da tarifa de ônibus; assista


Mauro contou que, durante um encontro com o ministro, o questionou de forma objetiva, se o governo federal iria ou não asfaltar a BR-174 em Mato Grosso. A resposta de Tarcísio foi a de que o governo não teria recursos para a execução da obra. Diante disso, o governador solicitou ao ex-ministro a estadualização da rodovia. Em apenas 15 dias, segundo Mauro, o contrato foi finalizado

“Uma vez eu conversando com o ministro Tarcísio, eu perguntei objetivamente a ele: ministro, vai asfaltar essa BR mesmo? Vai asfaltar ou não vai asfaltar? Simples assim”, conta Mauro sobre a pergunta feita ao ex-chefe da pasta. 

“Ah, não temos dinheiro”, respondeu Tarcisio. “Então, faz o seguinte? Passa para o governo de Mato Grosso que nós vamos asfaltar. Em 15 dias, mandei uma carta e ele fez a estadualização. Nós já teremos ao final desse ano 160 até 180 quilômetros, desses 270 km asfaltados. E até o final do ano que vem, toda aquela região vai receber essa infraestrutura”, contou o governador.  

Segundo Mauro, isso foi possível porque o governo fez a “lição de casa” e estava, principalmente, adequado à capacidade de investimentos e, por isso, conseguiu empenhar investimento próprio para tal. “Dá para se dizer que até agora, praticamente, 98% do que nós investimos foi com receita própria. Quando assumimos o governo de Mato Grosso 2019, tínhamos um endividamento de R$ 6,5 bilhões, hoje está na casa dos R$ 3,5 bilhões, já reduzimos 3 bilhões do endividamento do estado”. 

A rodovia antiga BR-174 tem 271,6 km de extensão, entre os municípios de Castanheira e Colniza, passando por Juruena e Aripuanã.

Entenda a situação

A estrada foi federalizada em 2008, mas o Governo Federal não deu início às obras de asfaltamento por mais de 10 anos. 

A antiga BR-174 voltou a ser administrada pelo Governo de Mato Grosso em 1º de junho de 2022 e, nos últimos 9 meses, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) trabalhou para adequar projetos antigos, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet