Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

missão em Cuba

Parlatino avalia situação da embaixada brasileira em Honduras

O cerco à embaixada brasileira em Honduras dominou os debates na XII Reunião da Comissão de Saúde do Parlamento Latinoamericano, realizada em Havana, Cuba. “Mesmo não sendo assunto da pauta, não haveria como ele não ser discutido”, conta o deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT), que participa do evento como representante da Câmara dos Deputados.


A posição dos parlamentares que estão em Cuba se soma à da missão de deputados brasileiros que chegaram ontem à noite a Tegucigalpa (capital de Honduras) para acompanhar a situação da embaixada brasileira, que vive um cerco desde que o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, resolveu se refugiar na sede diplomática. Ele permanece na delegação diplomática desde 21 de setembro, junto a sua mulher, Xiomara Castro, e dezenas de colaboradores e seguidores.

Zelaya denunciou ataques com gases, corte de serviços e outras ações das forças de segurança contra a embaixada do Brasil, que segue isolada por centenas de militares e policiais hondurenhos.

Segundo Wellington Fagundes, o Parlatino se posicionou invocando a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e pediu a garantia da integridade física do presidente Zelaya, de seus seguidores e da embaixada do Brasil, incluindo funcionários e instalações físicas.

Os membros do Parlatino lembram que o atual presidente, Roberto Micheletti, tem a obrigação de instaurar um diálogo político com o presidente deposto num processo de retomada da paz em Honduras e que deve ser acompanhado por organizações, países e governantes de várias partes do mundo, entre eles, o próprio Parlatino.

Nesta quinta-feira (01.02), a XII Reunião da Comissão de Saúde do Parlatino discutiu também a aprovação de uma lei para a medicina natural e tradicional e avaliou a situação da epidemia de gripe suína no continente americano.

Amanhã, sexta-feira, os parlamentares debatem sobre os avanços científicos para o tratamento médico mediante o uso de células-troncos e os impactos sobre a saúde da população da crise econômica mundial e a criação de um grupo de trabalho, em conjunto com a FAO, para combate à fome.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet