Olhar Direto

Quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

racha partidário

Filho de ex-deputado desiste de concorrer ao cargo de vereador por Cuiabá e acusa DC de intimidar candidatos

Foto: Reprodução

Filho de ex-deputado desiste de concorrer ao cargo de vereador por Cuiabá e acusa DC de intimidar candidatos
A 17 dias das eleições municipais, o candidato a vereador por Cuiabá, Elias Galli (DC), comunicou a renúncia de sua candidatura para a Câmara Municipal da Capital. Ele oficializou o pedido em uma carta registrada em cartório na última segunda-feira (16) e publicada em suas redes sociais nesta quarta-feira (18). Elias é filho de Victório Galli, ex-deputado federal. 


Leia também
Mauro diz que Poderes não o procuraram para falar sobre aumento de duodécimo, mas garante estar pronto para debater


A saída da chapa de vereadores se dá em meio ao racha no partido no qual o pai do candidato Elias Galli, o ex-deputado federal Victório Galli (DC), travou uma queda de braço com o advogado Tuca Nogueira. 

Em meados de agosto, Galli, em decisão unilateral, negou registro de candidatura de Tuca para o cargo de vereador na Capital. Com isso, a direção nacional interveio e destituiu o ex-deputado da secretaria-geral para garantir que o jurista concorra ao pleito. A nacional nomeou o próprio Tuca no cargo de secretário no lugar de Galli.  

Na carta, Elias elenca vários fatores que culminaram na desistência do pleito. Entre os principais, diz, foi o “total desrespeito da Nacional e irresponsabilidade da nova diretoria Municipal do partido”. 

“Solicitei a renúncia da minha candidatura de vereador em 2024. Obrigado a todos que me apoiaram nesse processo. Continuarei contando com cada um de vocês visando às próximas eleições. Deus abençoe você e toda sua família. Obrigado”.

Além disso, ele diz que a nova executiva municipal de Cuiabá, nomeada pela executiva nacional, passou a intimidar e ameaçar com corte de repasse financeiro, os candidatos que não apoiarem o candidato a prefeito Eduardo Botelho (UNIÃO). 

“Após a ocorrência dos fatos, houve renúncia de vários candidatos já testados em urna e renúncia da maioria das candidatas, enfraquecendo e implodindo a chapa do partido, sepultando, matematicamente, a chance de eleger um vereador”, diz. 

Recentemente, o Olhar Direto mostrou que 5 cinco candidatos a vereador pelo DC desistiram de concorrer à Câmara Municipal. A debandada também foi motivada pelas discordâncias e interferência da executiva nacional. 

“Sendo assim, após o total DESRESPEITO da Nacional e IRRESPONSABILIDADE da nova diretoria Municipal, reforço o meu pedido de desistência como candidato na eleição de 2024, renunciando qualquer obrigação e direito decorrente da candidatura”, finalizou Elias. 

A candidatura dele no DivulgaCand, sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reúne informação sobre divulgação de candidaturas e contas eleitorais, contudo, consta como deferida até o início da tarde desta quinta-feira (19).  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet