Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Educação

após fraudes

Abandono do Enem pela UFMT é exigido por estudantes

02 Out 2009 - 12:07

Da Redação - Lucas Bólico, Priscilla Vilela e Jardel Arruda

Foto: Jardel Arruda/OD

Abandono do Enem pela UFMT é exigido por estudantes
As fraudes ocorridas com a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no início da semana reaqueceram o debate sobre a adoção da prova como fase única de ingresso na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na manhã desta sexta-feira (2), estudantes secundaristas das principais escolas e cursinho particulares de Cuiabá foram protestar em frente à Coordenação de Concursos e Exames Vestibulares (CEV) da UFMT pra exigir uma posição da instituição.


Os vestibulandos reivindicam que a universidade reverta a decisão tomada no dia primeiro de julho, quando adotou a prova do Enem como fase única no processo seletivo 2010. Para o estudante de cursinho do colégio Máster, Lucas Pegorini, “isso o que está acontecendo é uma vergonha para todo o Brasil”. Segundo o ele, o problema é que a UFMT aprovou o novo processo de avaliação com muita pressa.

Auristela Silva, mãe de uma candidata ao curso de medicina, diz que a decisão da UFMT, em aderir 100% ao novo Enem foi injusta. Para ela, está claro que estudantes do Sudeste vão “roubar” as vagas daqui. “Cada estado tem suas universidade, tem estado que tem mais de três universidade públicas. Aqui só tem duas, sendo que só uma é em federal.” E completou, “o ensino aqui é inferior, se minha filha que estuda em escola privada está com medo, imagina os da escola pública”.

Os estudantes fizeram um abaixo assinado e entregaram ao professor José Eurico Leitão, que dirige a Coordenação de Concursos e Exames Vestibulares (CEV). Leitão explicou que não cabe a CEV anular a decisão, mas lançou a proposta de que se faça uma reunião da reitoria com diretores de escolas particulares e públicas.

Após a conversa com o professor Eurico Leitão, os alunos entenderam que a decisão de elaborar uma nova prova não cabe a CEV, mas exigem que a universidade crie uma nova avaliação dentro dos parâmetros do ENEM." A UFMT tem que fazer uma prova com o mesmo molde do ENEM. Concordamos com o ENEM, mas não com a forma como foi adotado", disse a aluna do terceiro ano do ensino médio, Natália de Castro.

Quatro meses para nova prova


Caso a reivindicação dos estudantes seja realmente atendida, e a UFMT, por meio do Consepe (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão), volte atrás na adesão do Enem como fase única, Leitão esclarece que a CEV precisará no mínimo de quatro meses para preparar uma nova prova, o que possivelmente atrasará todo o processo seletivo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet