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Terça-feira, 07 de maio de 2024

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Instituto Akatu inicia formação para consumo consciente em 3 escolas estaduais de Cuiabá

Uma equipe de facilitadores do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente está nas escolas estaduais das cinco regiões do Brasil para iniciar o Programa “Educação para o Consumo Consciente e Sustentabilidade Ambiental”, um projeto piloto de inserção do consumo consciente em sala de aula. As atividades começaram neste sábado (03.10), em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Belo Horizonte (Minas Gerais), Cuiabá (Mato Grosso) e Natal (Rio Grande do Norte). Em Boa Vista (Roraima), por conta de uma greve na escola, as atividades foram postergadas.


O Projeto é fruto da campanha Escolha Consciente HP, uma parceria da HP Brasil com o Instituto Akatu, firmada no primeiro semestre de 2008.

O foco são estudantes do Ensino Fundamental II, fase em que os alunos começam a formação de valores individuais e práticas mais autônomas de consumo. O projeto é desenvolvido em 15 escolas estaduais*, sendo três em cada região do país.

A formação de professores está baseada na construção de um projeto temático na escola. O consumo consciente e a sustentabilidade ambiental são os temas transversais, que poderão ser reeditados pelos professores em suas diversas áreas de conhecimento.

Com o projeto, o Akatu pretende trocar experiências e compartilhar com os professores uma nova percepção sobre o que é estar no mundo, contribuindo para uma visão mais profunda sobre a realidade. A intenção é mostrar que afetamos e somos afetados por todas as ações, portanto fazemos parte dos problemas e das soluções que nos cercam. Os professores poderão desenvolver com os alunos as competências e habilidades sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), com finalidade de formar cidadãos cada vez mais capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la.

MATERIAL DO ALUNO E PROFESSOR

O Instituto Akatu, em parceria com a HP, desenvolveu um livro para o aluno, chamado Trilha do Consumo Consciente – suas escolhas transformam o mundo, e um material de apoio ao professor. Ambos servirão para o desenvolvimento do projeto temático que a escola desenvolverá após a formação dos professores, com término previsto para novembro deste ano.

O livro do aluno trata de temas relevantes sob a ótica do consumo consciente, com orientação didático-pedagógica adequada, para uso em sala de aula e pessoal. O material de apoio à formação do professor é fonte de inspirações sobre os temas tratados no livro do aluno, de maneira aprofundada e mais reflexiva. Contém sugestões de atividades para a sala de aula, referências bibliográficas, entre outros instrumentos para facilitar o trabalho do professor.

Participarão do projeto piloto aproximadamente 120 educadores que replicarão o conhecimento para mais de 2.000 alunos. Este sábado (03.10) foi o primeiro de uma série de encontros que os professores terão com a equipe de facilitadores do Instituto Akatu.

As escolas participantes do Projeto foram indicadas pelas Secretarias de Educação Estaduais. Nesta primeira etapa estão participando as escolas que testarão o modelo presencial.

O objetivo do Akatu é testar 3 modelos de formação de professores: Presencial, Semipresencial e Ensino à Distância. Independente do modelo, todos os professores estarão conectados na plataforma online, onde encontrarão informações complementares e poderão trocar informações. Além de desenvolver o programa e preparar os professores, o Instituto Akatu acompanhará os resultados das atividades em sala de aula e sistematizará as aprendizagens para expansão do projeto.

QUE FILHOS DEIXAREMOS PARA O MUNDO?

Hoje já se consome 30% a mais do que a capacidade de renovação da Terra. Se todos consumissem como os habitantes mais ricos do mundo, 5 planetas não seriam suficientes. Levando em conta a situação de insustentabilidade que vivemos, precisamos reverter este processo. Sabe como? Consumindo com consciência dos impactos que geramos.

“O Akatu reconhece na escola um espaço importante para a formação de pessoas, valoriza o papel do educador e acredita que a inserção do consumo consciente no sistema de ensino público é uma forma de incorporar o tema na formação de crianças e jovens brasileiros, de forma contínua”, afirma Camila Melo, coordenadora do Projeto de Educação para Consumo Consciente e a Sustentabilidade Ambiental.

As 15 escolas participantes do Projeto são:

Cuiabá (MT)
EE Jaime Verissímo de Campos Júnior - presencial (Várzea Grande - grande Cuiabá)
EE André Luis da Silva Reis - semipresencial
EE Francisco Alexandre Ferreira Mendes - à distância

Belo Horizonte (MG)
EE CEL MANOEL SOARES DO COUTO - presencial
EE CARLOS GÓES - semipresencial
EE ANA DE CARVALHO SILVEIRA - à distância

Porto Alegre (RS)
EE ENS FUN PROFESSOR SYLVIO TORRES - presencial
EE Ens Fun Aurélio Reis - semipresencial
EE ED BAS GOMES CARNEIRO - à distância

Natal (RN)
EE Quinze de outubro - presencial
Escola Estadual Prof Rômulo Wanderley - semi
Escola Estadual General Dioscoro Vale - à distância

Boa Vista (RR)
EE Mª Sônia Brito Oliva - presencial
EE Jaceguai Reis Cunha - semi
EE São Vicente de Paula - à distância
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