Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Economia

Investimentos no Distrito Industrial de Cuiabá atraem mais indústrias para MT

A grande demanda de equipamentos industriais em Mato Grosso e a falta de espaço para a produção das peças fizeram com que a empresária Márcia Regina Casarin investisse na construção de uma nova fábrica no Distrito Industrial de Cuiabá. Além das vantagens da aproximidade com os clientes, os incentivos fiscais cedidos pelo Governo do Estado possibilitaram a ampliação da empresa.


Há três anos no local, Márcia conta que aluga uma área para o funcionamento do empreendimento, mas o espaço limitado dificulta no atendimento das demandas. “Temos grandes empresas que procuram nosso serviço, mas tínhamos que recusar por não ter estrutura necessária. Agora estamos na etapa final da construção de um novo local, que irá possibilitar o aumento da nossa produção. Sem contar que o Distrito Industrial se desenvolveu bastante nos últimos anos”. Atualmente, a empresa emprega 15 funcionários e pretende aumentar o quadro de pessoas após a ampliação.

Os investimentos em iluminação, segurança e pavimentação no Distrito Industrial, feitos pelo Governo, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), são motivos de alegria para Aladir Aparecida Farinha, proprietária da Vela Guaporé. Com a produção de três mil caixas de velas por mês, que atende todo o Estado, a empresária afirma que a decisão de instalar no Distrito Industrial foi primordial para os bons resultados na empresa.

“Tinha dúvida entre Várzea Grande e o Distrito, optei pelo incentivo dado na hora da compra do terreno. Neste tempo de produção, pude observar significativas melhoras no local, como pavimentação e iluminação”. Empresário do setor de artefatos de concreto, Leotério Onofre, inaugura a nova fábrica em janeiro. “O Distrito, além de oferecer um local estratégico, temos incentivos na compra do espaço. Creio que vamos aumentar a produção e o mercado, que já abrange municípios como Rondonópolis, Primavera do Leste e Pontes e Lacerda”.

De acordo com o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, o Distrito Industrial de Cuiabá conta com 183 empresas implantadas, 52 em implantação e 18 reservas de área. “São indústrias de diversos segmentos, como beneficiamento de cereais, construção civil, prestações de serviços, transportes, entre outras. Os investimentos das novas empresas, em construção, já somam mais de R$ 12 milhões, com a geração de 174 novos empregos diretos”.

Nadaf destaca que só neste ano, foram implantadas seis empresas, nove estão em implantação e 15 reservas de área. “Isso tudo é resultado dos investimentos que o Governo tem feito para melhorar o local. São ações que atraem cada vez mais investidores para Mato Grosso”.

A coordenadora do Distrito Industrial de Cuiabá, Maria Lenice Conceição, afirma que o Governo investiu R$ 5,76 milhões no Distrito, este ano, com obras de terraplanagem, drenagem e pavimentação. “Para o próximo ano temos planos de intensificar a segurança, aumentar o número de linhas de ônibus, além de estreitar parcerias com as empresas para a manutenção da limpeza e paisagem do local”.

A coordenadora explica que para o empresário instalar no Distrito Industrial deve primeiramente encaminhar uma proposta à Sicme, com documentos da empresa, a planta do projeto e respeitar as normas técnicas do distrito, de acordo com o decreto 821/2007.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet