Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Investigação

Homero pede que MP investigue os repasses do governo federal ao MST

04 Out 2009 - 17:31

De Brasília Rosângela Mendes - especial para Olhar Direto

Indignado com o arquivamento na madrugada de quinta-feira do requerimento da instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigaria repasses supostamente ilegais pelo governo federal ao Movimento Sem Terra, o deputado federal Homero Pereira (PR/MT) solicita a intervenção do Ministério Público Federal (MPF) para investigar as “graves” denúncias feitas pela “Revista Veja” contra o movimento.


“Espero que diante da omissão dos deputados de sua prerrogativa de investigar as seríssimas denúncias da Veja que é um veículo de comunicação respeitado, que o Ministério Público se aprofunde e apure-as, no sentido de verificar se houve ou não repasses ilegais do governo ao MST”, argumentou Homero.

As denúncias formuladas pela revista apontam quatro organizações não governamentais ligadas ao MST que receberam R$ 20 milhões em doações feitas por entidades sediadas fora do país, entre 2003 e 2007. As publicações informam ainda que as quatro entidades receberam R$ 43 milhões em convênios do governo federal, no mesmo período.

As quatro organizações apontadas pelo veículo, como ligadas ao Movimento são a Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca); a Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab); o Centro de Formação e Pesquisas Contestado (Cepatec); e o Instituto Técnico de Estudos Agrários e Cooperativismo (Itac).

O parlamentar republicano afirma que, o MST deixou de se enquadrar como movimento social e passou a clandestino, por se portar com viés meramente “anarquista”, ferir o estado de direito e democrático.

“O movimento perdeu a legitimidade de social e se sustenta somente com viés anarquista e fere com totalmente a democracia”, avaliou o deputado.

Homero afirma que a retirada das assinaturas pelos deputados podem ter sido por orientação dos partidos e transparece uma “manobra” do governo em querer “blindar” o MST, compactuando com supostos desvios de dinheiro e ilegalidades. O parlamentar deixa a interrogação sobre a fragilidade da democracia brasileira.

Com informações da Agência Senado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet