Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

Escolas públicas incentivam bons hábitos alimentares no PI e RJ

Alunos de uma escola pública de Teresina (PI) estão mudando os hábitos alimentares graças a uma horta instalada no pátio do colégio. A garotada ajuda a plantar, regar e colher hortaliças que são usadas na merenda escolar. Envolvidos nestes cuidados diários, os estudantes se tornam mais conscientes da importância de comer bem.


Há três anos, os alunos de uma escola municipal de Teresina ganharam a horta educativa. O que é plantado no local vai parar na cantina da escola e faz parte da merenda escolar.

“Quando é sopa, a gente coloca as verduras que tem na horta. Eles [os alunos] gostam”, afirma a cozinheira da escola Elismária Marques.

Na escola, a horta é mais que uma plantação de hortaliças. Também é fonte de conhecimento e de hábitos alimentares saudáveis. “Fiz o projeto e foi aprovado. Mas teve uma resistência aqui porque ninguém acreditava. Só quem acreditava mesmo era a diretora”, diz Nivaldo Moura, idealizador da horta.

A horta educativa tem função interdisciplinar. “Nós temos as dimensões para serem calculadas. Entre um canteiro e outro. Fomos calculando a área que a gente aproveitou para fazer a caminhada. Tudo isso é motivo para trabalhar na matemática”, afirma o professor de matemática João Mendes.

A diretora da escola acredita que o ensinamento será para vida. “É um incentivo para levarem para casa, para que os pais também melhorem a alimentação”, disse a diretora da escola, Valdirene de Souza.

Outra inciativa

Em Volta Redonda (RJ) a ferramenta usada para conscientizar os estudantes é o teatro. De forma divertida, os atores orientam os alunos a evitarem o desperdício do alimento servido na merenda escolar.

São 1,5 mil alunos e 3 refeições por dia. Os funcionários da cozinha, que fazem comida para tanta gente, já sabem como aproveitar melhor os alimentos. “A gente já tem noção de quanto gasta, de quantos alunos comem, a quantidade que é consumida. Aqui na cozinha não se desperdiça nada”, diz a cozinheira da escola, Iracema Maria Eloy.

Mas quem está fora da cozinha tem o desafio de colocar no prato a quantidade certa para evitar o desperdício. É por isso que um grupo de teatro resolveu levar às escolas o assunto. Eles utilizam uma linguagem simples e divertida para falar sobre o desperdício de alimentos.

“É uma forma que chama mais atenção de todos os alunos. Eles vão parar, assistir com entusiasmo e entender a mensagem”, afirma uma das atrizes do grupo de teatro, Yasmim Ferreira de Vasconcelos.

O coordenador do grupo, Augusto Saad, quer expandir o processo. “O desperdício é muito grande e é de pequeno que se aprende. A idéia é levar para o maior número de escolas estaduais e municipais possível esta conversa do desperdício”, diz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet