Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Novos rumos

Adevair assume pasta e já tem lista para fazer troca-troca de servidores

Foto: Kelly Martins/Olhar Direto

Adevair assume pasta e já tem lista para fazer troca-troca de servidores
O vereador Adevair Cabral (PDT) foi empossado hoje (05) na Secretaria de Cultura de Cuiabá e já tem em “mãos” a lista para o troca-troca de funcionários que pretende realizar na pasta. Ele afirmou que está levando junto à sua equipe de trabalho que deverá ocupar os 12 cargos comissionados existentes. Pregando renovação, o secretário alega ainda que mais de 50% dos servidores efetivos estão em fim de carreira e a sugestão é viabilizar os processos das aposentadorias. Atualmente, o órgão possui 61 servidores, sendo 49 efetivos e 12 nos chamados DAS.


Em entrevista ao site Olhar Direto, Adevair Cabral disse que deverá apresentar os nomes ainda nesta segunda-feira, durante uma reunião com o prefeito da capital, Wilson Santos (PSDB). Até mesmo o secretário-adjunto, Moisés Martins, não está com o cargo assegurado.

Cabral ocupa a vaga deixada por Mário Olímpio, que preferiu disputar uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Entretanto, sua posse virou alvo de polêmica cogitada pelos segmentos culturais que argumentam o fato do novo secretário nunca ter atuado no setor. E a situação poderá ficar ainda mais “acalorada” com a proposta de mudanças internas na Casa.

Por outro lado, Adevair Cabral não esconde a insatisfação de não ter conseguido assumir a Secretaria de Infraestrutura, pasta inicialmente reivindicada pelo PDT à Wilson Santos. “O prefeito conseguiu nos convencer de que lá tem inúmeros problemas e a situação não era nada fácil. Mas aqui [Cultura] pretendo desenvolver muitos projetos e encarar de frente qualquer embate”, declarou ao Olhar.

Projetos


Uma delas será administrar um órgão que, segundo ele, possui poucos recursos. Para 2010, a previsão é que a Secretaria de Cultura seja contemplada com R$ 6,8 milhões no orçamento. O novo secretário informou que vai propor ao chefe do Executivo Municipal o dobro do valor: R$ 12 milhões.

O montante seria necessário porque Cabral quer fazer alguns investimentos e desenvolver projetos que devem ser aplicados já neste ano. Entre eles está a descentralização da festa do Ano Novo, que anualmente ocorre no bairro Porto. A intenção é dividir a festa em mais três pontos da capital mato-grossense como na região do CPA, Coxipó e Parque Cuiabá.

O Festival de Lambadão, agendado para o mês de novembro, está entre as prioridades. Outro projeto, considerado de extrema importância para o secretário é quanto ao Carnaval 2010. O objetivo é promover a capacitação e realizar diversas oficinas aos integrantes dos blocos cuiabanos por meio de profissionais do Rio Janeiro e de São Paulo. O evento deverá contar com a participação de grupos regionais e não há informação se haverá show nacional.

Durante discurso, o prefeito aproveitou para elogiar a atuação do vereador na Câmara Municipal e aproveitar para “reforçar”, na presença de vários segmentos, que Cabral possui o perfil para a função.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet