Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Educação

MEC anuncia hoje quebra de contrato com consórcio do Enem

A quebra de contrato com a Connasel, consórcio que venceu a licitação para realizar o Enem, deve ser anunciada ainda nesta segunda-feira pelo presidente do Inep (órgão ligado ao Ministério da Educação), Reynaldo Fernandes. Ele se reúne nesta tarde, a partir das 17h, com membros do consórcio.


De acordo com o MEC (Ministério da Educação), a União deve processar o consórcio pelo vazamento da prova, descoberto na semana passada. A fraude fez com que a pasta suspendesse a realização da prova do Exame, que deveria ter ocorrido no último fim de semana.

O caso está sendo apurado pela Polícia Federal, que até esta segunda-feira já havia identificado e ouvido três suspeitos de envolvimento com o vazamento do conteúdo.

Parceiros estatais e empresas privadas do ramo, como Cespe e Fundação Carlos Chagas, já foram consultados pelo governo para assumir a realização do exame.

Reformulado neste ano, o Enem será a única forma de seleção em 24 das 55 universidades federais. O exame é usado por federais também para substituir a primeira fase do vestibular, para compor a nota e nas vagas que sobrarem.

Em 2009, o número de inscritos foi o maior registrado nas 11 edições do exame, com 4.147.527 candidatos.

O cancelamento da prova do Enem foi informado após denúncia feita pelo jornal "O Estado de S.Paulo". Segundo a reportagem, o jornal foi procurado por dois homens que informaram ter recebido o material no dia 28 de setembro de um funcionário do Inep, órgão ligado ao MEC. Eles apresentaram a prova e pediram o pagamento de R$ 500 mil por ela.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet