Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Educação

PF encerra o caso após indiciar cinco pessoas pelo vazamento do Enem

A Polícia Federal em São Paulo informou nesta terça-feira (6) que a investigação sobre o vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está encerrada. Cinco pessoas foram indiciadas criminalmente, mas nenhuma delas ficará presa. “O caso está totalmente esclarecido”, afirmou o delegado da PF, Marcelo Sabadin Baltazar.


A notícia de quebra do sigilo do exame, revelada pelo “O Estado de S.Paulo”, fez com que o Ministério da Educação (MEC) cancelasse, na quinta-feira (1º), a prova que seria aplicada no sábado (3) e no domingo (4) para mais de 4 milhões de estudantes. As novas datas foram marcadas para o dias 5 e 6 de dezembro.

Segundo ele, os suspeitos de furtar a prova do Enem levaram dois dias para executar o crime, que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro.

Baltazar afirmou que, no dia 21 do mês passado, Felipe Pradella, de 32 anos, apontado pela polícia como o mentor do crime, pediu a outro colega de trabalho da Gráfica Plural, onde o exame foi impresso, para que pegasse o caderno um. No dia seguinte, de acordo com o delegado, o próprio Pradella pegou a publicação. Desta vez, subtraiu o caderno um.

O delegado, que comanda a Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários, informou que, agora, a polícia pretende concluir um relatório onde vão constar informações sobre o possível esquema falho na segurança da Gráfica Plural. “É para o MEC aprimorar o sistema de segurança”. Apesar disso, nenhum representante da empresa foi indiciado.

O superintendente da PF em exercício, Fernando Duran Poch, também participou da entrevista coletiva e informou que duas pessoas foram indiciadas por violação de sigilo funcional: Luciano Rodrigues, 39, e Gregory Camillo de Oliveira Craid, 26.

Felipe Pradella e outros dois jovens que, segundo os policiais, trabalhavam na gráfica, foram enquadrados nos crimes de peculato e quebra do sigilo funcional. “O Pradella também está sendo responsabilizado por extorsão”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet